O Hospital Tacchini finalizou nas últimas semanas a reestruturação de três salas do seu Centro Cirúrgico. Além de renovar o mobiliário, melhorando a ergonomia para os profissionais de saúde, a nova ambientação segue o conceito da humanização hospitalar, garantindo um ambiente mais confortável e seguro para profissionais e pacientes.
As três salas receberam novo mobiliário, incluindo balcões de uso geral, bancada médica e televisão. Além disso, uma das paredes das salas, que até então era branca, foi preenchida por um grande painel com imagens do Vale dos Vinhedos. Os espaços ainda foram repintados com tinta epóxi, classificada como revestimento impermeável e de alta resistência.
“As melhorias nas salas cirúrgicas vão ao encontro das medidas que o hospital vem implantando para ampliar cada vez mais a humanização em todos os seus setores. O paciente precisa se sentir acolhido desde a admissão até sua recuperação plena. São diversas as pesquisas que mostram como o ambiente influencia na melhora física e psicológica das pessoas”, descreve o anestesista e coordenador médico do Centro Cirúrgico, Dr. Leonardo Camargo. “São medidas simples, mas que ajudam a elevar o padrão de atendimento até o patamar que nossa comunidade merece”, complementa a coordenadora de enfermagem do processo cirúrgico, Valesca Cristina Schenato.
As salas cirúrgicas ainda são equipadas com Arco Cirúrgico com subtração digital (aparelho que permite ao cirurgião visualizar, de forma dinâmica e em tempo real, todas as estruturas internas de um determinado paciente), focos cirúrgicos com LED, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares para anestesia, além de Mesas cirúrgicas elétricas e radiotransparentes.
O Centro Cirúrgico do Tacchini
Batizado de Centro Cirúrgico Dr. Antônio Casagrande, o espaço foi inaugurado em 1974 e passa por constantes atualizações e reformas para ampliar os recursos tecnológicos e suprir as novas demandas da comunidade. Atualmente a estrutura conta com 10 salas cirúrgicas, preparadas para realizar procedimentos eletivos e de urgência.
Referência SUS em cirurgia geral e anestesiologia para os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, o Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini ainda é referência em cirurgias oncológicas da UNACON para 22 municípios da região. Além disso, o local é preparado para realizar cirurgias de alta complexidade, como as neurológicas e ortopédicas (incluindo as de coluna).
Fonte e foto: Imprensa – Tacchini – Alexandre Brusamarelo
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves