A partir do dia 04 de Setembro, o Hospital Tacchini dá início a fase 2 do ‘Projeto UTI Visitas’, o qual permite aos familiares permanecerem mais tempo (até 12 horas) ao lado dos pacientes internados na UTI. Com isso, o Tacchini junta-se a um grupo seleto de 33 hospitais do país (40 UTI’s) que aderiram ao projeto, sendo o único na região da Serra a desenvolver a experiência.
Proposto pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, através de parceira com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolve-se em hospitais cujas UTI’s atendem pelo SUS.
No Hospital Tacchini, a fase 1 deste estudo clínico (visita convencional), o qual analisou aspectos clínicos em pacientes que aceitaram participar da proposta, foi realizada com sucesso nos meses de maio e junho. “Tanto a fase 1 quanto a fase 2, que será realizada por período estimado de 2 meses, seguem critérios rigorosos do protocolo do estudo”, comenta o Médico Responsável pelo estudo, Dr. Rogério Tregnago.
O objetivo é comparar a incidência de ‘delirium’, infecção e tempo de internação, entre pacientes internados na unidade em regime de visita convencional (fase 1) versus visita estendida (fase 2).
“Além disso, avaliamos nestes dois regimes de visitação, a prevalência de Síndrome de Burnout nos profissionais e a satisfação dos familiares”, complementa a coordenadora do estudo, Dra. Juliana Giacomazzi, do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. Integram a equipe do estudo, a gestora da UTI Adulto, Enfermeira Danieli Madruga de Souza, a Médica Intensivista, Dra. Carla Flores Braga, e a Analista de Pesquisa, Samanta da Costa, pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde.
Nova fase – No Hospital Tacchini, as visitas aos pacientes internados na UTI acontecem diariamente das 12h30min às 13h e das 20h às 20h30min. Com a implantação do projeto, até dois familiares poderão estar em contato com os pacientes por até 12 horas. “Para o familiar poder usufruir da visita estendida, deverá obrigatoriamente passar por uma reunião de orientações que será disponibilizada diariamente, em que serão passadas instruções de segurança e conforto doa pacientes”, comenta a Diretora Técnica da instituição, Dra. Roberta Pozza.
As reuniões ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h30min e nas terças e quintas-feiras, às 14h. A visita diária continuará ocorrendo nos mesmos horários e, após o período de 2 meses, a UTI voltará ao regime de visita social novamente até novas definições.
Benefícios – Os estudos mostram que o paciente em regime de visita estendida é melhor acolhido e tem melhora mais rápida, diminuindo o tempo médio de internação em 1,5 dias, o delirium em 50% e infecções relacionadas a ventilação mecânica. O fato do familiar estar acompanhando o tratamento, contribui para o bem-estar do paciente e para a redução da necessidade de medicações. Além disso, a ampliação do horário de visitas recebeu muitos elogios por parte das famílias envolvidas, traduzindo-se em palavras como confiança, afeto, carinho, segurança e amor.
Fonte: Hospital Tacchini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor