O Hospital Tacchini Bento Gonçalves é o segundo hospital do Brasil a utilizar o Carelink Express Mobile (CLEM), solução inovadora destinada a pessoas que possuem dispositivos cardíacos implantáveis. A tecnologia possibilita a leitura e análise do aparelho de forma rápida e remota, permitindo que o paciente seja avaliado e liberado em minutos, sem a necessidade de aguardar longos períodos no ambiente hospitalar.
O projeto piloto da nova tecnologia foi iniciado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, em 2024. Com o sucesso da iniciativa, o projeto iniciou sua expansão pelo Hospital Tacchini Bento Gonçalves.
Menos espera, mais segurança
Quando um paciente com dispositivo cardíaco percebe qualquer alteração ou desconforto, o procedimento padrão é procurar o pronto atendimento. Antes da implantação da nova tecnologia, a equipe do hospital precisava acionar um representante da empresa fornecedora do dispositivos cardíacos – que atende toda a região a partir de Porto Alegre – para fazer a leitura e análise dos dados do equipamento. A depender da agenda da empresa, essa espera podia ultrapassar 24 horas, mantendo o paciente hospitalizado por muito mais tempo do que o necessário.
Com o CLEM, o cenário muda completamente. Com a ajuda do cardiologista da própria instituição, o aparelho realiza a telemetria do dispositivo cardíaco e transmite os dados via bluetooth para um tablet. A avaliação é feita de forma independente, pelo próprio profissional do Tacchini. Além disso, as informações são encaminhadas por wi-fi para a equipe da empresa que fornece os dispositivos cardíacos, o que permite a revisão dos dados remotamente em caso de necessidade. O laudo é emitido em tempo real e, se não houver necessidade de intervenção, o paciente é liberado em poucos minutos.
“Dessa forma, conseguiremos ser mais assertivos no cuidado dos pacientes com algum tipo de dispositivo cardíaco. O Tacchini é uma instituição reconhecida pelas inovações e pelo cuidado centrado no paciente. Essa é uma novidade que se encaixa perfeitamente em todas as características”, descreve Mariana Benincá Miotto, coordenadora de enfermagem do serviço de atendimento diagnóstico e terapêutico do Tacchini.
Vantagens para pacientes e para o hospital
A nova solução traz benefícios diretos para os pacientes, que deixam de enfrentar longos períodos de incerteza e internação desnecessária. Além do conforto e da segurança, o modelo também otimiza a gestão hospitalar, ao reduzir a ocupação de leitos e agilizar os fluxos de atendimento.
“O uso do CLEM representa um avanço importante para a nossa estrutura. Estamos ganhando agilidade, eficiência e principalmente oferecendo mais tranquilidade para os nossos pacientes, que agora podem ter uma resposta quase imediata diante de qualquer intercorrência com seus dispositivos cardíacos”, destaca o Dr. Giovanni Zattera Sganzerla, cardiologista do Hospital Tacchini.
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