Desde novembro, o Hospital Tacchini está disponibilizando um espaço diferenciado aos familiares de pacientes internados nas UTI’s (Adulto, Pediátrica e Neonatal) através do SUS e que residem em outros municípios, não tendo condições de arcar com despesas de hospedagem.
É o caso do construtor Vanderlei Facchi e da industriária Elisângela Borges Correia, oriundos de Passo Fundo e de São Leopoldo respectivamente. Ambos estão acompanhando o tratamento de seus familiares e ficaram satisfeitos com a estrutura oferecida pelo Hospital Tacchini. Vanderlei conta que nunca tinha vindo a Bento Gonçalves e que a oferta do alojamento é uma preocupação a menos para ele.
“Neste momento a gente fica angustiado. Tendo um espaço como este, pelo menos podemos relaxar, descansar e sem ter custo adicional. Fiquei admirado”, relata. Para Elisângela, que acompanha o tratamento do seu esposo, a admiração foi ainda maior. “Além de ter um espaço onde ficar para dormir, tomar banho e descansar, tenho recebido excelente atendimento de todos. Não bastasse isso, quando fiquei sabendo que ele seria transferido para Bento Gonçalves, temi pelo pior, pois sempre ouve-se falar que o ideal é enviar os pacientes para hospitais de cidades maiores. Não conhecia o Tacchini e fiquei satisfeita com tudo que encontrei por aqui”, reconhece.
Situado no prédio ao lado da guarita, o espaço foi idealizado pelo Comitê de Satisfação do Cliente, atendendo à sugestões dos usuários. O alojamento conta com armários, sofás-cama, banheiros e estrutura para que os acompanhantes possam até lavar suas roupas. Todos podem permanecer no alojamento durante o período em que o paciente estiver internado na UTI.
Apoio das equipes de Enfermagem e do Serviço Social
Ao serem transferidos de seus municípios para o Hospital Tacchini, os pacientes recebem o cuidado das equipes multiprofissionais que atuam nas UTI’s. Já os seus parentes, na maioria das vezes, não tem nenhum conhecido e/ou parente que resida na cidade, nem condições de hospedar-se em hotéis ou pousadas.
Nesta hora, as assistentes sociais atuam de modo a acolher as famílias, minimizando a angústia e aflição vivida no momento, bem como realizando articulação com a rede de serviços dos municípios de origem. Quando as mesmas chegam ao Hospital durante o final de semana, o acolhimento é feito pelas Líderes de Enfermagem.
Todos os familiares recebem informações sobre as normas e rotinas do alojamento, são cadastrados e identificados com crachá e o controle do serviço é feito pelos Atendentes de Portaria junto com o Serviço Social.
Fonte: Hospital Tacchini
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA