O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Tacchini realizou entre os dias primeiro e sete de agosto ações para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Seguindo o tema preconizado pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba)*, o evento contou com a participação de lactantes e gestantes que foram convidadas pelos organizadores. A Enfermeira responsável pelo Processo Materno Infantil do Hospital Tacchini, Ana Paula Silveira, esclarece que o tema é bastante relevante. “Amamentação é algo muito importante na vida dos bebês, e no s seu desenvolvimento saudável. Todos devemos incentivar e apoiar este ato de amor que certamente vai trazer muitos benefícios para o futuro das crianças”, avalia.
Na programação, além do ‘Cantinho da Amamentação’, que permitiu a realização de atividades com as participantes, ocorreu palestra abordando o tema e foi realizado curso para gestantes no auditório do Hospital. “Outro ponto alto foi a visita realizada à sala de coleta de leite materno, mostrando nossa estrutura e a atenção que é dada às puérperas cujos bebês estão internados e que precisam coletar leite a fim de alimentá-los”, explica a enfermeira Angela Callegari Boeira, Coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital, que também atuou na organização do evento. “Todos os anos trabalhamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e, este ano, não foi diferente. Também participamos com o poder público, mas procuramos reforçar o tema dentro do hospital e acredito que foi bastante positivo”, avalia. Angela destaca ainda que tanto ela quanto o Hospital Tacchini estão certificados pela Waba para desenvolver ações que visam o apoio e o incentivo ao aleitamento materno. O certificado foi entregue em evento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Paralelo às ações da Semana do Aleitamento Materno, o Grupo de Aleitamento Materno passou a adotar alguns protocolos que visam melhorar a assistência e segurança oferecida aos recém-nascidos do Hospital Tacchini. “Esse trabalho é feito em conjunto com o serviço de nutrição do Hospital e os resultados que obtivemos foram muito satisfatórios. A grande maioria das crianças tem tido alta do hospital em Aleitamento Materno Exclusivo, conforme preconização da OMS (Organização Mundial da Saúde), que orienta amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e continuada arte os dois anos ou mais.
* Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito.
Fonte: Assessoria Tacchini
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro