Desde o dia 1º de outubro, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa alterou o modelo de contratação da equipe médica que atua no plantão em pediatria. Os profissionais passam a ser contratados diretamente pela instituição.
O plantão em pediatria da instituição conta com médico presencial nas 24h do dia, atendendo a todos os convênios parceiros do hospital e ao SUS, conforme regulação. Por mês, são atendidas mais de 740 crianças, uma média de cerca de 25 pacientes pediátricos por dia.
Com a mudança no modelo de contratação médica, o hospital conta com equipe própria, apta a lidar com urgências pediátricas. “Considero que os pacientes estão muito seguros dentro do Tacchini Saúde. Contamos com estrutura adequada e profissionais capacitados para atender situações emergenciais. Além disso, quando necessário, os usuários do Tacchimed têm o fluxo regulado para internação em UTI Pediátrica ou Neonatal no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves”, explica Dra. Ana Lúcia Mendes Nobre, pediatra coordenadora do plantão.
Quando procurar o plantão
De acordo com a médica responsável pela pediatria, a procura pelo Pronto-Socorro deve ocorrer em situações que realmente demandem urgência. “Febre acima de 39°C que não cede com antitérmicos, dificuldade para respirar, crises convulsivas, traumas importantes e sinais de desidratação são alguns exemplos em que os pais devem buscar atendimento imediato. Sempre digo que, na dúvida, é melhor levar a criança para uma avaliação médica”, orienta.
Ela ainda tranquiliza a comunidade, deixando claro que o Pronto-Socorro não precisa e nem deve ser a primeira escolha em casos leves. Além da avaliação ser focada apenas no quadro agudo, existe o risco de exposição a doenças contagiosas mais graves. Outro ponto importante é que o atendimento é realizado conforme a classificação de risco, priorizando os pacientes em estado mais crítico, independentemente da ordem de chegada ou do tipo de convênio. Isso significa que situações menos graves, sempre serão atendidas, porém podem ter tempo de espera maior.
Integração entre Hospitais de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves
A gerente do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, Cátia Argenta, ressalta que a mudança fortalece ainda mais a integração com os demais setores e unidades do Tacchini Saúde, onde recursos tecnológicos e humanos se complementam.
“As mudanças visam garantir que os pequenos pacientes recebam atendimento rápido, com protocolos seguros desde a triagem, conferindo segurança e resolutividade especialmente em casos de urgência e emergência. A partir da classificação e primeiro atendimento médico, a condução seguirá com atendimento local em pronto-socorro, unidade de internação ou mesmo transferência, quando necessário atendimento de alta complexidade, como UTI, por exemplo”.
Outro ponto positivo destacado pela gerente é a proximidade entre os profissionais e a gestão hospitalar, o que facilita treinamentos contínuos, atualização de práticas e acompanhamento de resultados. “A padronização dos processos e fluxos na organização do plantão permitem uma assistência resolutiva, capaz de reduzir riscos e oferecer às famílias maior tranquilidade em momentos de urgência”, completa.
NExP
Para dúvidas, sugestões ou informações, o Núcleo de Experiência do Paciente (NEXP) do Tacchini Saúde está à disposição. Além disso, as manifestações (sejam elas anônimas ou identificadas) são incentivadas através de uma série de canais. São feitas interações por e-mail (nexp@tacchini.com.br), e pela Central de Relacionamento do Tacchini, no 3455 4333, nos ramais 1021, 1031 e 1051.
Fonte e foto: Imprensa Tacchini
Encontro Antigos BG reuniu diversos públicos com programação diversificada e gratuita
BRIGADA MILITAR PRENDE DUPLA POR RECEPTAÇÃO, EM GARIBALDI
PROFESSOR MORRE EM INCÊNDIO, EM SÃO LOURENÇO DO SUL