O Tacchini Saúde deu início à consolidação de um sistema institucional de avaliação de performance médica. Desenvolvida internamente, a iniciativa tem como objetivo principal estimular o crescimento profissional, garantir entregas eficientes e promover a meritocracia na ocupação de oportunidades dentro da instituição.
A ferramenta começou a ser aplicada de forma experimental em 2024, após ser apresentada na Mostra da Qualidade do Tacchini, no final do ano anterior. Com mais de 18 meses de funcionamento no setor, o sistema contempla a performance de 24 médicos, entre radiologistas, mastologistas, ginecologistas/obstetras e um cardiologista especializado em imagem cardíaca.
Como funciona
Conforme explica o gestor médico de Tacchini Diagnósticos, Dr. Adriano Boz, o modelo é fundamentado em três pilares: crescimento profissional (30%), aspectos éticos e comportamentais (20%) e resultados clínicos (50%). “Somos o primeiro serviço do hospital a criar um sistema estruturado de avaliação de desempenho médico”, afirma o especialista.
No primeiro pilar, os profissionais são pontuados a partir de sua formação acadêmica e atividades complementares, como pós-graduação, participação em congressos, publicações científicas e titulações. O segundo critério envolve condutas éticas e comportamento, analisando dados formais de atendimento, como reclamações registradas no Núcleo de Experiência do Paciente ou eventuais falhas técnicas.
Já o terceiro e mais relevante aspecto avalia os resultados críticos de cada médico com base no cumprimento de protocolos, prazos de entrega de laudos e impacto direto na conduta clínica dos pacientes. “No caso do protocolo de AVC, por exemplo, temos 25 minutos para entregar o laudo. Cada minuto conta para salvar uma vida. Os resultados precisam ser rápidos e precisos”, destaca Boz.
Todas essas informações são organizadas em um dashboard que gera uma nota final individual. A partir dessa pontuação, os profissionais passam a ser ranqueados. Esse ranking será utilizado como critério para a distribuição de benefícios como apoio financeiro para congressos, preferência de turnos e alocação em novos espaços, como o Tacchini Medical Center, unidade que exigirá alta performance por tratar-se de um serviço premium.
“A ideia é que o mérito, e não apenas o tempo de casa, defina quem terá acesso a oportunidades. A pontuação de cada profissional refletirá exatamente seu desempenho no dia a dia. É um incentivo para que todos continuem se qualificando e melhorando o serviço para a comunidade”, explica.
A avaliação permite também revisões contínuas. Médicos com desempenho abaixo do esperado são chamados para feedbacks individualizados, e podem recuperar posições conforme apresentem melhora.
Expansão
Embora não seja um plano de carreira tradicional, uma vez que os profissionais atuam como pessoa jurídica (PJ), a proposta é que o modelo sirva como base para a instituição de uma política institucional de avaliação nos demais setores do Tacchini.
“Já compartilhamos protótipos com outras áreas do hospital. As métricas podem variar, mas o conceito de avaliar com clareza, transparência e justiça é o mesmo. Sistemas como esse são comuns no mundo corporativo”, finaliza Boz.
Fonte e foto: Imprensa Tacchini – Alexandre Brusamarelo
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