Objetivo é garantir a atenção e o atendimento integral e interinstitucional às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
O Hospital Geral de Caxias do Sul inaugurou na segunda-feira, dia 2 de maio, o primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil do interior do Estado (CRAI). O atendimento será realizado através do HG, junto ao Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis).
O evento ocorreu no Hospital Geral com a presença da secretária adjunta do Estado, Ana Lucia Pires Afonso Da Costa, da promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, da secretária municipal de Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, representando o prefeito, do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, e do diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira, entre outras autoridades estaduais e municipais.
O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil – CRAI tem como objetivo garantir a atenção e o atendimento integral e interinstitucional às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. No Estado, a capital Porto Alegre já conta com um Centro instalado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, sendo a Secretaria Estadual da Saúde, juntamente com o programa RS Seguro, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil responsáveis pela regionalização dos CRAI.
A ampliação desses equipamentos no RS, replicando o modelo de Porto Alegre, é condição indispensável para a efetiva proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A principal característica do CRAI é a comunicação entre as instituições responsáveis pela investigação dos fatos e proteção das vítimas, que buscam reunir equipes multidisciplinares compostas por peritos médicos-legistas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis.
CRAI Caxias do Sul
O CRAI-HG está situado no 1º andar do Hospital Geral de Caxias do Sul, ao lado da recepção central, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para além desse período, o atendimento pode ocorrer, de acordo com a faixa etária, nos seguintes setores do HG: Urgência e Emergência Pediátrica, para crianças de até 12 anos, e Centro Obstétrico, para adolescentes de 13 a 18 anos.
O encaminhamento dos pacientes se dará por agendamento, a partir de encaminhamento pela rede de apoio formada por UBSs, Conselho Tutelar, entre outras instituições; ou por demanda espontânea, em casos agudos de violência (recentes de até 72h).
O serviço é formado por uma equipe multiprofissional composta por profissionais de pediatria, ginecologia, medicina-legal, farmácia, serviço social, psicologia e da polícia civil, além de toda rede de proteção externa ao Hospital (Conselho Tutelar, Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos – Apoiar, Ministério Público, entre outros).
Os telefones para contato são: (54) 3218.7652 e 3218.6721.
Fonte: Imprensa UCS
Fotos: Divulgação HG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves