Horta comunitária atende mais de 200 famílias ao mês em Bento

Em abril deste ano a Praça CEU, localizada no Bairro Ouro Verde, em Bento, ganhou um espaço destinado a verduras e legumes e que rapidamente passou a ser aproveitado pela comunidade. É a horta comunitária, que fica num terreno de 20 metros de largura e 30 metros de comprimento. A iniciativa surgiu para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, dentro dos regramentos do cadastro único e que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). São atendidas também entidades, como o Balão Mágico, Lar do Ancião, Lar da Caridade, entre outras.

De acordo com o Coordenador da Praça CEU, Clóvis Prates, a doação das verduras e legumes começou em agosto, atendendo mais de 200 famílias ao mês. Ele comentou sobre o rápido crescimento da horta nos últimos meses. “Hoje produzimos alface, chicória, radici, repolho, rabanete, beterraba, couve flor, temperos, e uma variedade de outras verduras e legumes. Plantamos também mudas de figo, alguns pés de parreira, uns 100 pés de milho e de aipim. É uma variedade grande”.

Ainda segundo Prates, “como servidor é muito gratificante ver o sucesso da horta porque estamos a frente de um espaço público, e poder desenvolver o projeto, e ser um sucesso onde a comunidade agradece e vem visitar é muito bom. É um projeto para a comunidade. Isso só me deixa cada dia mais feliz por estar a frente disso. O retorno também é gratificante, porque percebemos no olhar deles o quão interessante é”.

A execução do projeto da horta comunitária está sendo feito de acordo com as normas sanitárias vigentes de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19 e o usufruto do que é produzido também passa por um rígido processo de higienização e distribuição.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias da Cultura e de Esportes e Desenvolvimento Social.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon / Divulgação

(RM)

error: Conteúdo Protegido