Homem é preso por maus-tratos a animais em Guaporé

Agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP) de Guaporé, em conjunto com as voluntárias da Organização Não Governamental (ONG) Protegendo Animais Ponto Com (PAC) e poder público – através dos fiscais da Vigilância Ambiental e Sanitária, constataram na tarde da última quinta-feira, 25, uma triste situação de maus-tratos e desnutrição em nove animais numa residência, localizada na Rua Campos Sales, Bairro Conceição. No imóvel, um homem de 70 anos foi preso em flagrante.

Os policiais, acompanhados das voluntárias e dos fiscais, cumpriram mandado de busca e apreensão (MBA), expedido pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Guaporé, e encontraram no terreno, nos fundos da residência, nove cães, sendo sete adultos e dois filhotes, debilitados e necessitando de urgente atendimento veterinário, conforme laudo preliminar. No local foram apreendidos ainda cartuchos e apetrechos utilizados para caça. Os cães, após os primeiros cuidados, ficaram sob responsabilidade das voluntárias da PAC e, após a recuperação, serão destinados a adoção.

“Triste nos depararmos com uma situação assim. Total desprezo do ser humano pelos animais. Vamos fazer de tudo para que eles possam se recuperar e encontrar pessoas que lhes deem carinho. Que a prisão deste homem sirva de exemplo e de aviso para todos que maltratam os animais. A lei existe para ser cumprida”, disseram as voluntárias da PAC.

O homem, após receber voz de prisão, foi conduzido para a DP de Guaporé, para o registro do flagrante por maus-tratos, com base nas Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998 – Art. 32. Parágrafo 1-A, agravada pela Lei 14.064/2020), que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. Após ele foi encaminhado para o sistema prisional gaúcho onde fica à disposição da Justiça.

 

Fonte: Rádio Aurora
Foto: Polícia Civil / Divulgação

error: Conteúdo Protegido