“Histórias Brincantes” traz em cena a palhaçaria feminina no universo dos jogos clássicos de infância

Inédita peça de teatro tem suas apresentações, nesta terça e quarta-feira, e foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura

Nesta terça-feira (09), às 14h30, estreia na Fundação Casa das Artes, o mais novo espetáculo da cena cênica de Bento Gonçalves. Criado pelas atrizes Marina Tronco e Mônica Blume em parceria com Ana Fuchs, “Histórias Brincantes” une três linguagens que se fundem numa narrativa divertida e lúdica: teatro, circo e cultura popular.

O enredo traz duas personagens principais, as palhaças Roseta Margarida e Enólifa Polenta. Elas estão no ano 5.500, num parque vintage rodeado de lixo eletrônico. No entanto, a bateria do celular acaba e elas começam a procurar outras formas de se entreter até encontrarem uma cápsula do tempo. Ao abri-la, descobrem brincadeiras e jogos recreativos representativos de diversas culturas como a cubana, venezuelana, venezuelana, italiana. Assim, (re) descobrem o pião, a pipa, a peteca, pega-pega, esconde-esconde, estátua, amarelinha.

Para a dramaturgia, foi realizada pesquisa voltada para as origens das famílias de alunos. O processo de resgate foi a base para a dramaturgia da peça, em diálogo com a palhaçaria feminina.

“A ideia nasceu da parceria entre nós três, da palhaçaria feminina, que é feita por mulheres, e queríamos ter um produto para as crianças, para a escola, para o público infantojuvenil, para a família. A tradição popular entrou para também valorizar as culturas das comunidades locais, trazidas por imigrantes contemporâneos e passados”, enfatiza Marina.

Neste espetáculo cênico inédito, destaca-se a preocupação com a sustentabilidade. O cenário e o figurino tem como matéria-prima reaproveitamento de materiais, de roupas de brechós e de doação, ressignificando, com novos sentidos e funções.

“Histórias Brincantes” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura por meio do Edital 01/2023 – Cultura: Direito e Transformação, tendo recebido o valor de R$ 39.500 para a sua execução.

“É gratificante de como nossos trabalhadores da cultura promovem um universo cada vez mais rico, com fruições artísticas cada mais diversificada. As atrizes criaram personagens que já fazem parte de nosso repertório e desenvolvem outras narrativas para as suas aventuras. ‘Histórias Brincantes’ cria um diálogo, um espaço ressignificações geracionais sobre o ludismo e a história do brincar”, ressalta o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

Serviço

O que: “Histórias Brincantes”, com as palhaças Roseta Margarida e Enólifa Polenta

Dia: 09 de setembro de 2025

Horário: 14h30

Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada gratuita

Dia: 10 de setembro de 2025

Horário: 10h

Onde: Praça CEU – Bairro Ouro Verde

Entrada gratuita

Ficha técnica

Elenco: Marina Martins e Monica Blume

Direção: Ana Fuchs

Dramaturgia: Marina Martins, Mônica Blume e Ana Fuchs

Figurinos e adereços de cena: Deise Ceccagno

Produção Cultural: Marina Martins e Cristine Tedesco

Apoio: Sala de Ensaio e Sala Hip Hop