Natural de Coronel Pilar, Laste presenciou e participou ativamente do processo de evolução da cooperativa ao longo das últimas décadas, se tornando um dos mais antigos cooperados
Aos 77 anos, Alcides Laste não apenas testemunhou, mas também ajudou a moldar a história da Cooperativa Vinícola Garibaldi ao longo de mais de seis décadas como cooperado. Residente em Coronel Pilar, município que ajudou a emancipar em 2000, Alcides é um exemplo vivo do compromisso e do orgulho de fazer parte de uma cooperativa tão valorosa para a região.
Filho de um dos fundadores da cooperativa, Alcides cresceu em um ambiente onde a paixão pelo vinho e pela terra era tão palpável quanto o aroma das uvas no vinhedo. Seus 24 hectares de terra, dos quais 5 são dedicados ao cultivo de variedades como Isabel, Prosecco, Malvasia e Bordô, refletem não apenas uma vida dedicada à viticultura, mas também uma adaptação contínua às orientações da cooperativa sobre quais variedades plantar. “Nos últimos 25 anos, percebi uma mudança significativa na aproximação da cooperativa conosco, os cooperados”, compartilha Alcides, membro ativo do conselho de administração até hoje. “Atualmente, nossos parreirais são mais caprichados, graças à assistência técnica e ao suporte contínuo que recebemos”, complementa.
Além de acompanhar de perto a evolução da cooperativa, Alcides também desempenhou um papel crucial em sua governança. Desde sua juventude, quando foi um dos únicos jovens a integrar o conselho, até seu tempo como vice-presidente em 1978, sua dedicação e visão ajudaram a moldar o futuro da cooperativa. “O principal sempre foi a qualidade da produção e entender as necessidades dos consumidores”, afirma ao relembrar os esforços da cooperativa em trabalhar lado a lado com os cooperados nesse sentido. “É uma parceria que valorizamos e que tem garantido nosso sucesso”, reforça.
Já não bastasse seu papel na cooperativa, Alcides é um pilar em sua comunidade, visitando regularmente os funcionários da cooperativa e envolvendo-se ativamente no processo democrático de renovação do conselho. Com dois filhos, Alcides vê o futuro da propriedade nas mãos de sua filha Marilene e do genro Fabiano Sartori que gerenciam as operações diárias ao lado da esposa, Rita – enquanto ele continua a oferecer suporte e sabedoria. “Com muito orgulho faço parte da cooperativa. Nunca trocaria a Garibaldi por nada”, conclui Alcides, um exemplo de dedicação e amor pelo trabalho que transcende gerações.
Tradição e sustentabilidade lado a lado
Fundada em 22 de janeiro de 1931 por 73 produtores de uva, a Cooperativa Vinícola Garibaldi nasceu com o propósito de unir forças para superar desafios na comercialização de seus produtos. Ao longo de mais de nove décadas, consolidou-se como uma das vinícolas mais premiadas do país, refletindo o sucesso do modelo cooperativista no agronegócio gaúcho. Atualmente, com mais de 450 famílias associadas, a cooperativa mantém seu compromisso com a valorização das pessoas e a sustentabilidade. Em 2025, celebrou 94 anos de história, destacando-se por práticas que promovem o bem-estar de todos os envolvidos, desde os cooperados até os consumidores finais.
A trajetória da Cooperativa Vinícola Garibaldi é marcada pela constante adaptação às demandas do mercado e pela inovação, sempre mantendo os valores cooperativistas como alicerce de suas ações. “A história de Alcides Laste é um exemplo vivo dessa dedicação e do impacto positivo que a cooperativa exerce na vida de seus associados e na comunidade local”, enfatiza o presidente, Oscar Ló.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Fotos: Alessandro Manzoni
Governador entrega duplicação de trecho da avenida Paraguassu, em Imbé, antiga reivindicação de veranistas e moradores
Morador do Norte do Rio Grande do Sul ganha prêmio principal do sorteio de fevereiro
Termina nesta sexta-feira, dia 28, o prazo para quitar o IPVA 2025 com descontos de até 22,40%