Encontro dedicado à cultura hip hop festeja os quatro anos da Sala Hip Hop com shows, batalhas, cyphers e graffitis
Os quatro anos da Sala Hip Hop, no bairro Humaitá, em Bento Gonçalves, serão festejados com o principal objetivo do espaço: fortalecer a cultura hip hop na cidade e região. Para tanto, nos dias 29 e 30 de março (sábado e domingo) serão realizadas diversas atividades focadas nos quatro elementos dessa cultura – rap, MC/DJ, breaking e graffiti – , com shows, batalhas e bate-papos no Hip Hop na Sala. A programação gratuita busca fortalecer a cena local e promover intercâmbios com o panorama nacional. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
A programação do Hip Hop na Sala prevê uma maratona de atividades, entre shows, batalhas, cyphers e graffiti. No primeiro dia serão realizados bate-papos com os jurados vindos de fora para as atividades. Para as batalhas de breaking, os jurados serão os b-boys Onnurb e Ricka, vindos de São Paulo, e a b-girl Dressa, do Rio de Janeiro. O clima de troca de informação e aprendizado deve movimentar as atividades, que sempre podem contar com as tradicionais rodas de dança, as cyphers.
Para o segundo dia, a programação prevê batalhas, shows e graffiti. Na batalha de MCs, os jurados são o Raikiri, de Bento Gonçalves, e Nega Mari, de Porto Alegre. Já a batalha de tag de graffiti, as avaliações serão feitas por Bernardo Silva Duarte, proponente do projeto, também conhecido como Bernardinho. Outro grafiteiro que será jurado é Nerd, de Caxias do Sul. O Hip Hop na Sala terá ainda graffiti de Lisi, de Porto Alegre, e Angel, de Bento Gonçalves. O MC será Pedrinho Festa e o DJ é DJ Zion. E vai rolar ainda um show collab dos rappers Raikiri, de Bento, e Didiow, de Porto Alegre.
Para animar os competidores, nesta edição do Hip Hop na Sala haverá premiação em dinheiro para as três modalidades de batalha, sendo que o vencedor do breaking ganhará vaga e passagem para o evento Quando as Ruas Chamam, de Brasília, um dos mais importantes eventos do Brasil.
Assim, o Hip Hop na Sala festeja quatro anos da Sala Hip Hop unindo os quatro elementos da cultura hip hop, realizando um verdadeiro encontro de rua, aberto ao público, reafirmando a importância desse espaço cultural para a cena artística de Bento Gonçalves.
O proponente do projeto, Bernardo Silva Duarte, acredita na importância dessas atividades para a cena cultural: “É muito importante para Bento Gonçalves a realização de mais uma ação que visa unir os quatro elementos do Hip Hop principalmente na Sala Hip Hop, que é um espaço que cada vez mais vem se afirmando como um ponto cultural do Hip Hop local e estadual.”
Para o produtor cultural do evento Pedrinho Festa a realização do Hip Hop na Sala se associa ao fortalecimento da cultura local e sua projeção: “Tem muito significado, principalmente por termos conseguido trazer pessoas de fora do Rio Grande do Sul, que acrescentam na troca cultural. E ainda por realizarmos uma parceria com o Quando as Ruas Chamam, um evento de renome internacional.”
*Informações Projeto Hip Hop na Sala
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis