Prestes a completar quatro meses de implantação em Bento Gonçalves, a comunidade ainda se habitua com a atuação da GCM- Guarda Civil Municipal. Na última semana o compartilhamento em Redes Sociais e aplicativos de mensagens de imagens de autuações como desatenção no trânsito, uso irregular de marcha ou até da buzina, chamaram a atenção.
Em entrevista na Rádio Difusora, o secretário municipal de Segurança Pública, Diego Caetano de Souza, reforçou que a Guarda cumpre suas funções de prevenção de crimes, preservação de prédios públicos e presta apoio no trânsito da cidade junto aos Agentes Municipais (DMT).
“As ações são desenvolvidas conforme a legislação. A gente soube da reclamação de uma pessoa que passou a publicar estas notificações de multa e daí outras aproveitaram o ensejo e referiram suas multas”, disse o secretário.
De acordo com o titular da pasta foi também um caso em específico. O chamado iniciou com taxistas que pediram um apoio pois o veículo estava estacionado em um ponto. Foi então que a viatura deslocou e os guardas foram desacatados com o “motorista saindo dirigindo desta forma”, comentou ainda.
Para o secretário “as pessoas que são multadas não ficam felizes, mas a Guarda não sai inventando multa”. Questionado sobre a autuação do uso da buzina Caetano mencionou que a “tipicidade das infrações não indicam que não sejam importantes”.
A orientação repassada ainda é que se em algum momento os condutores autuados não concordarem com determinadas situações, podem apresentar recurso via Secretaria Municipal de Segurança, que será avaliado administrativamente e posteriormente na JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações – .
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família