Grupos de auxílio da atenção básica voltarão a ocorrer na UBS São Roque

Uma saúde pública de qualidade e para todos é um dos objetivos do Governo Municipal, e nesta semana foi dado mais um grande passo nesse quesito. A inauguração da ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Roque, tem proporcionado uma maior comodidade e bem-estar à população. Com a reestruturação do novo espaço, os grupos de auxílio da atenção básica voltarão a ocorrer na unidade de saúde. Nas próximas semanas serão definidos os dias e detalhes de como irá funcionar os agendamentos para quem desejar fazer parte de algum grupo.

Na unidade serão realizados atendimentos aos grupos prioritários voltados ao tratamento de diabéticos, hipertensos, gestantes, puericultura, tabagistas e adolescentes. Em cada grupo serão desenvolvidas atividades e conversas com profissionais da saúde, habilitados para desempenhar as funções em cada modalidade, com diversas atividades sendo realizadas ao longo do ano. O grupo voltado ao tabagismo será trimestral, e, quem deseja parar de fumar e fazer parte do tratamento, deverá, antes de tudo, fazer uma consulta com enfermeiro e médico da própria unidade de saúde.

Para a Nutricionista da unidade, Tanandra Della Flora, “o retorno dos grupos possibilita um maior vínculo da população com a Unidade de saúde, assim como no tratamento e prevenção de doenças crônicas que necessitam de um acompanhamento nutricional.”

A Coordenadora da unidade de saúde, Marione Kirchhof, explicou sobre a organização dos grupos.

“Em breve estaremos definindo os detalhes para os atendimentos com os grupos. Sabemos que com esse novo espaço vamos poder atender ainda melhor a comunidade, e proporcionar esse plus na saúde, através dos grupos de auxílio”.

A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre a importância dos grupos para a comunidade.

“O retorno dos grupos à unidade de saúde é mais uma grande notícia para a população, já que trabalham a prevenção, o autocuidado, controle das doenças, principalmente para os hipertensos, diabéticos e tabagistas. É justamente para que o paciente não tenha nenhum tipo de descompensação, e de agravo em função da doença, que temos os grupos. É muito importante o cuidado preventivo para proporcionar uma maior qualidade de vida aos pacientes”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido