Grupo Maturidade Urbana protagoniza documentário sobre envelhecimento e cultura Hip Hop em Bento

Curta-metragem “Hip Hop na Maturidade” estreia no dia 13 de agosto na Fundação Casa das Artes com entrada gratuita

O grupo Maturidade Urbana, mantido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Sesc Bento Gonçalves, agora é protagonista do documentário “Hip Hop na Maturidade”, que será lançado em sessão única no dia 13 de agosto, às 19h, na Fundação Casa das Artes. A exibição integra a programação do Sesc Hip Hop 2025 e tem entrada gratuita.

O curta-metragem, com 20 minutos de duração, traz entrevistas com dez mulheres idosas, com idades entre 50 e 84 anos, participantes do grupo de breaking Maturidade Urbana. A obra trata de forma sensível e potente temas como envelhecimento, etarismo, questões de gênero e inclusão social, tudo isso sob a ótica da inserção das mulheres na cultura Hip Hop – historicamente associada à juventude.

Com direção de Lau Graef e Pedro Ramon Festa, também idealizador do projeto, o documentário é resultado de quase um ano de produção e busca ampliar o olhar da sociedade sobre as possibilidades de envelhecer com arte, movimento e pertencimento.

“O Hip Hop é um espaço de expressão e resistência, e o Maturidade Urbana mostra que ele também pode ser um espaço de acolhimento, saúde e transformação social para as mulheres da terceira idade”, destacam os realizadores.

O projeto foi financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Com investimento de R$ 40.000,00, o curta reforça o papel do audiovisual como ferramenta de visibilidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Criado há quatro anos, o Maturidade Urbana é um projeto pioneiro no Brasil que oferece oficinas de breaking para mulheres acima de 50 anos, com aulas ministradas por Pedro Ramon Festa, reunindo cerca de 30 participantes semanalmente. A iniciativa é reconhecida por seu impacto na qualidade de vida, autoestima e ampliação de horizontes das participantes.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, o documentário representa uma quebra de paradigmas e inspira novas formas de ver a cultura:

“’Hip Hop na Maturidade’ é daquelas iniciativas que fazem a gente repensar o que é possível. Ver mulheres de 70, 80 anos dançando breaking é mais do que bonito — é disruptivo. E essa disrupção de conceitos é tão fascinante quanto transformadora. Mostra que é possível fazer diferente, incluir, surpreender e emocionar por meio da arte.”

Serviço

Lançamento do documentário “Hip Hop na Maturidade”

Data: 13 de agosto (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves

Entrada gratuita

Proponente: Pedro Ramon Festa

Financiamento: Lei Paulo Gustavo – Audiovisual | Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves | Ministério da Cultura

Apoio: Sesc Bento Gonçalves, Sala Hip Hop BG, Prefeitura de Bento Gonçalves, SEDES, Fundação Casa das Artes

Fonte – foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido