Um grupo de produtores rurais dos municípios de Pinhal da Serra e Cotiporã visitaram na última quinta-feira, 29 de julho, duas vinícolas familiares em Bento Gonçalves, para conhecer maneiras diferentes de registrar um estabelecimento familiar deste tipo: se por abertura de CNPJ ou por registro com o CPF do produtor, por meio da Lei 12.959/14, a Lei do Vinho Colonial.
O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Bento Gonçalves, Thompson Didoné, acompanhou os produtores nas visitas técnicas às vinícolas Casa Zottis e Porão do Vale, e explicou as diferenças entre os dois tipos de registro. “Temos diferenças fiscais, porém a parte de licenciamento, as exigências sanitárias e de boas práticas de fabricação são as mesmas”, frisou.
Uma vinícola registrada com CNPJ e que esteja inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) recolhe impostos pelo Simples Nacional e pode comercializar seu produto para outros locais e estabelecimentos como mercados e restaurantes. Já a vinícola enquadrada na Lei do Vinho Colonial é registrada com o CPF do proprietário e as notas podem ser emitidas pelo talão do produtor, mas seus produtos só podem ser vendidos dentro da propriedade rural, em feiras de agricultura familiar ou em estabelecimentos de cooperativas.
O produtor rural Márcio Vargas, de Pinhal da Serra, veio com o pai e o irmão a Bento Gonçalves para avaliar a possibilidade de transformar um hábito anual em forma de complementar a renda familiar. “O meu pai produz vinho em casa, pra família e amigos. A gente trabalha com pecuária de corte e um pouco de grãos, então seria uma atividade complementar”, explica.
O pai, Nelci Fernandes de Vargas, se mostrou interessado em prosseguir com a ideia. “Eu gosto de trabalhar com tudo: pecuária, grãos e o vinho. Meu amigo tem um parreiral e é com as uvas dele que faço o vinho. Quem sabe não podemos nos juntar para isso”, planeja.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento