Material com informações sobre a Serra Gaúcha será distribuído gratuitamente em instituições assistenciais
O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul lança nesta semana o guia Serra Gaúcha para Migrantes. O material oferece um panorama sobre a região, reunindo informações sobre história, geografia, clima, idioma, telefones úteis e serviços públicos. A publicação também apresenta aspectos gerais sobre agricultura, indústria, arte e cultura, religiosidade, gastronomia, rotas turísticas, festas populares e espaços de lazer.
O Guia tem como público-alvo migrantes de diferentes nacionalidades que têm chegado na região, entre eles venezuelanos, haitianos, cubanos, argentinos e senegaleses. “Nosso propósito é apresentar informações básicas sobre a Serra Gaúcha como uma forma de acolher esse migrante. Muitos chegam com pouquíssima informação, às vezes sabem apenas que aqui faz frio e que se fala a língua portuguesa. Então criamos um panorama com textos objetivos, que dão uma ideia sobre a Serra”, explica o professor Márcio Miranda Alves, coordenador do PPGLet e revisor do guia.
Os 3,5 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente em centros de acolhimento e instituições que trabalham na recepção de migrantes nos municípios que formam a região da Serra Gaúcha. Também serão contempladas igrejas que atuam com migrantes, entidades assistenciais e escolas públicas de educação básica, que atendem a estudantes filhos de estrangeiros. “Esse trabalho é fundamental para a Universidade como um todo, porque concretiza projetos de pesquisa que saem do plano conceitual e teórico e chegam ao público que precisa desse tipo de informação de acolhimento. É como se fosse a materialização das pesquisas e dos estudos acadêmicos em um projeto concreto e efetivo, que tem um significado de inserção social da Universidade na comunidade”, ressalta Alves.
Neste primeiro momento, o material será disponibilizado em língua portuguesa. A intenção dos idealizadores é traduzir o guia para espanhol, inglês e francês. Para tanto, ainda é necessário viabilizar recursos por meio de fundos de amparo à pesquisa ou apoiadores da iniciativa privada.
O guia Serra Gaúcha para Migrantes é uma iniciativa do grupo de pesquisa “Mobilidade humana: acolhimento aos migrantes na Serra Gaúcha”, que envolve professores e alunos de Letras, História, Filosofia e Sociologia da UCS. Os textos foram produzidos por Cristine Fortes Lia, Eliseu Demari, Márcio Miranda Alves, Mariana Martins Gomes, Roberta Regina Saldanha, Ronaldo Velho Bueno e Thamires Griebler. A diagramação é de Eliseu Demari. O trabalho foi viabilizado com verbas de custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
Solicitações podem ser encaminhadas ao e-mail mmalves2@ucs.br.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves