Garantir uma saúde pública de qualidade e para todos têm sido um dos objetivos do Governo Municipal. Com esse viés, nesta terça-feira (19), ocorreu mais uma edição do Grupo de Gestantes no Centro de Referência Materno Infantil (CRMI). Os encontros são abertos à comunidade, e nesta terça-feira foi debatido sobre as “Relações familiares com a gravidez. O papel do pai, preparando os irmãos”.
O encontro desta semana foi ministrado pela psicóloga do município, Ângela Garziera Gasperin, e pela estagiária de psicologia Gabriele Cigolini.
Aline Seli de Almeida, 22 anos, está no sétimo mês de sua primeira gestação e tem por hábito participar dos encontros. “Eu considero fundamental esses encontros, para termos a noção de questões mais físicas, dos desconfortos na gravidez. É importante porque quando se vira mãe tem muitas questões oriundas do psicológico que acaba abalando. E aqui é um lugar de muita acolhida porque tem psicóloga, nutricionista, e são todas maravilhosas. Elas acolhem todo mundo sem julgamento, é um lugar de acolhimento mesmo, sendo importante para todas as mulheres que estão nesse processo de gestante”.
A psicóloga destaca que “a equipe do Centro de Referência Materno Infantil está retomando o grupo de gestantes que tem por finalidade reacolher as gestantes, trazer a elas informação de qualidade, contato com profissionais de diferentes áreas, para trabalhar aspectos gestacionais, de parto, pós-parto, cuidados com bebês e relações familiares. É com muita alegria, e com toda equipe do materno que a gente propõe esse encontro quinzenal”.
Ainda conforme a psicóloga “hoje tratamos de relações familiares e de quanto as gestantes e mamães vivenciam essas mudanças nas relações, e precisam reconhecer essas mudanças, fazer acordos, negociar dentro de si seus ideais, vivências, com seus parceiros, avós, irmão. Foi um momento da psicologia abordar essas questões”.
Profissionais de diferentes áreas participam do projeto, dentre eles fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, obstetra, pediatra, técnico de enfermagem, além de ser tratado também sobre questões trabalhistas das gestantes.
O secretário da Saúde Gilberto Junior destaca que “esse projeto faz uma grande diferença na vida das gestantes que necessitam de um apoio, e que sentem a necessidade de tirarem dúvidas pertinentes sobre a gestação. Temos uma equipe altamente capacitada que está à frente realizando essas atividades”.
Os encontros ocorrem quinzenalmente, sempre sendo realizados no CRMI, sendo que em cada dia de atividade são debatidos diferentes temas, e relacionados com o atendimento no município. A próxima edição acontece em 2 de abril, às 9h30 e será tratado sobre recomendações para o ganho de peso.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves