O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelas secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).
O subprefeito de Tuiuty, Thiago Coser, comentou sobre as ações a importância do projeto.
“Estamos muito satisfeitos e felizes porque as pessoas, no geral, têm elogiado, e gostado muito dessas ações para instalação do GPS Rural. Esse é um projeto importante para todos, e que ficará na história da prefeitura. É a valorização do nosso interior”.
Após o término dos trabalhos da comunidade Veríssimo de Matos, as equipes seguirão para a etapa final da primeira fase da instalação do GPS Rural, abrangendo a comunidade de Tuiuty e também São Valentim”.
O secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, destacou sobre a rapidez na execução do projeto.
“Já tivemos um grande número de comunidades cadastradas, o que nos orgulha muito, porque sabemos que a implantação do GPS Rural fará a diferença para os moradores dessas localidades”.
Sobre o GPS Rural
Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.
Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do Município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas (principais, secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades).
A perspectiva é que, em três meses, pelo menos 1600 famílias estarão com o mapeamento concluído. Esse processo deve levar em torno de três meses para ser concluído.
Como irá funcionar
Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpat, através da Patrulha Rural, engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves