Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.
Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do Município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas (principais, secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades).
A perspectiva é que sejam mapeadas em torno de 150 famílias por semana, sendo que em três meses, pelo menos 1600 famílias estarão com o mapeamento concluído. Esse processo deve levar em torno de três meses para ser concluído.
O morador da Linha Demari, Rafael Favaretto, destacou sobre a importância do programa.
“É um programa muito importante e interessante. Nós nunca precisamos de uma emergência, mas sabemos agora que se precisarmos vamos ser atendidos rapidamente e com segurança”.
Dona Nilzete Tonello, também moradora da Linha Demari, celebrou o fato da propriedade receber o mapeamento, e destacou sobre a sensação de segurança.
“É importante, porque se um dia a gente precisar de ajuda será mais rápido, sem precisarmos explicar e dar muitos detalhes e informações de onde moramos. Desta forma eles vão ter os nossos dados certinhos e chagarão rápido para a prestação de socorro”.
O subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser, esteve acompanhando nas visitas e destacou sobre o programa.
“Nas primeiras casas fomos muito bem recebidos, as pessoas estão contentes, porque eles viram a importância que vai ter o GPS Rural. É um programa que vem a somar para a comunidade e que certamente fará toda a diferença, quando, se for necessário, um morador precisar de ajuda, socorro. O atendimento será muito mais rápido”.
O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, que também esteve junto acompanhando os trabalhos, destacou sobre o início dos trabalhos de mapeamento.
“Estamos iniciando esse belo trabalho do GPS Rural, que certamente é um marco, já que é uma ação inédita em nossa região, e que fará uma grande diferença para as famílias do interior”.
Os profissionais da empresa que realiza o mapeamento estão devidamente identificados e acompanhados com um servidor da subprefeitura.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Família de Bento procura por mulher desaparecida há 12 dias em Caxias do Sul
Sobe para sete o número de mortos no acidente com ônibus de estudantes em Imigrante
Governador emite nota de pesar pelo acidente em Imigrante