Equipes começaram a ser treinadas nesta semana com a instalação do aplicativo nos smartphones dos profissionais
Em abril do último ano iniciou a primeira parte de implantação do GPS Rural nas localidades do interior de Bento Gonçalves. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Em junho o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, onde foram cadastradas mais de 800 propriedades. Entre setembro e outubro os trabalhos foram feitos em São Pedro, que conta com aproximadamente 800 famílias. No final do último ano as equipes iniciaram o cadastramento de famílias do Vale dos Vinhedos, encerrando no início deste ano, com 580 propriedades do distrito cadastradas, com um total de 3.587 famílias.
Nesta semana iniciou uma nova etapa do projeto, que consiste na instalação do aplicativo em smartphones (com sistema Android), da Guarda Civil Municipal (GCM) e SAMU, além do treinamento sobre o funcionamento da ferramenta para as equipes. Em abril já havia sido feito um teste prático, em que foram percorridos trechos de possíveis localidades cadastradas no sistema. Nesta etapa do processo, GCM e SAMU passam a se familiarizar com o sistema de georreferenciamento, recebendo capacitação sobre a utilização.
A Coordenadora do Samu Melissa Bonatto comentou que “esse aplicativo vai ser fundamental no nosso tempo resposta na chegada até a vítima, porque vamos sair com o endereço mapeado e correto, específico da residência. Vai reduzir muito, em alguns casos em mais de 50% o tempo resposta. A expectativa é bem grande, e no Samu sabemos que minutos é vida”.
O Diretor do CTEC Moises Garbin, comentou sobre a importância da utilização do GPS Rural. “O GPS Rural vai impactar diretamente na vida da nossa população que mora no interior e no zoneamento rural no município, tendo em vista o elevado número vias e estradas que possuímos no nosso interior, e a possibilidade que as equipes de emergências, guarda municipal, policia militar, entre outras, poderão saber em tempo real a localização exata do chamado. Irá facilitar demais esses atendimentos, até porque sabemos que nesses casos de vida ou morte, o fator tempo é fundamental para salvar uma vida”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho “a partir de agora os testes ocorrem com a GCM e SAMU, e após esse treinamento e verificação sobre as informações, será repassado para as demais forças de segurança para ser utilizado o mais rápido possível. Com certeza fará toda a diferença para quem estiver precisando do auxílio”.
O secretário de Administração Matheus Barbosa destaca que “a Secretaria de Administração tem acompanhado o andamento do projeto, desde o início, e dado o suporte para que as atividades se desenvolvam de forma a atender as expectativas da população”. A expectativa é que o aplicativo esteja apto para uso até o final deste ano.
Como irá funcionar
Ao solicitar o atendimento, o morador só precisa informar o código para a localização de sua residência. O serviço engloba o 3º Bpat, através da Patrulha Rural, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor