A concessão de parques e florestas nacionais na Serra foi tema de reunião na noite desta quinta-feira (11/4), em Cambará do Sul. Além do governador Eduardo Leite, participaram do encontro o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e autoridades municipais, estaduais e federais.
Os focos da concessão, ainda sem data para ser lançada, são a Floresta Nacional de Canela, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula e o Núcleo de Gestão Integrada Aparados da Serra Geral, em Cambará do Sul, que compreende o Parque Nacional Aparados da Serra (cânion Itaimbezinho) e o Parque Nacional da Serra Geral (cânion Fortaleza).
A proposta do Ministério do Meio Ambiente é conceder os parques à iniciativa privada, a fim de que os operadores assumam a manutenção da infraestrutura, incluindo tudo que diz respeito à visitação. Hoje, o Aparados da Serra Geral recebe, anualmente, cerca de 250 mil visitantes.
Se os parques forem concedidos, a expectativa do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, é de que o número salte para 1 milhão. A concessão, portanto, é esperada pelo Executivo municipal, e deve movimentar também o comércio local.
O governador Eduardo Leite vê como positiva a proposta do ministério, considerando a geração de empregos e a qualidade do serviço prestado pela iniciativa privada. “É uma oportunidade de qualificar a infraestrutura do parque e a experiência de visitação dos gaúchos”, explicou. O governador também afirmou que busca alternativas para aperfeiçoar o acesso aos parques, que inclui um trecho não pavimentado na ERS-427. Hoje, para chegar ao local, o visitante precisa percorrer um trajeto de 18 quilômetros de chão batido.
Apoio à iniciativa
Os parques passaram por estudos de viabilidade feitos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Para o ministro Ricardo Salles, os parques e as florestas gaúchos representam um potencial significativo a ser explorado. “Fiquei impressionado com a beleza natural e com a estrutura já disponível, com trilhas bem demarcadas e proximidade ao centro urbano”, relatou, sobre visita feita à tarde aos parques de Canela e de São Francisco de Paula.
Ainda segundo o ministro, o setor de concessões está em ascensão no Brasil. “Há grande expectativa de crescimento. Esperamos elaborar rapidamente um plano para os parques do RS”, garantiu, afirmando que o apoio demonstrado por Leite e pelos prefeitos dos municípios envolvidos traz força à iniciativa. Salles espera que, até outubro, o edital das licitações esteja concluído, e não descarta a participação de operadores internacionais.
Na manhã desta sexta-feira (12/4), o governador e o ministro sobrevoam a região em helicóptero. E, acompanhados de grupo de parlamentares estaduais e federais, visitam os dois parques em Cambará do Sul.
Fonte e foto: Palácio Piratini
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família