A partir da publicação de decreto nesta quinta-feira (6/8), o mapa do Distanciamento Controlado passará a ter 21 divisões regionais. Desmembrada da região de Porto Alegre, a 21ª região Covid reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce e vai receber o nome de Guaíba, porque é o município mais populoso.
No modelo de Distanciamento Controlado, o Estado agrupou algumas das 30 divisões do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) a partir do critério da existência de hospitais de referência para leitos de UTI.
A criação de 40 leitos em Guaíba, Camaquã, Charqueadas e São Jerônimo fez com que o governo do Estado acatasse o pedido de desmembramento das regiões Carbonífera e Costa Doce da de Porto Alegre.
“Essas regiões da Costa Doce e Carbonífera dependiam totalmente da rede hospitalar da região Metropolitana, principalmente de Canoas e de Porto Alegre, e agora têm uma capacidade de 40 leitos de UTI”, afirmou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a decisão durante transmissão ao vivo nesta quinta.
A nova subdivisão já será considerada nos cálculos da 14ª rodada do Distanciamento Controlado, cujo mapa preliminar será divulgado nesta sexta-feira (7/8).
Texto: Suzy Scarton e Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil