Uma página que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, exibidos de forma rápida e facilitada por meio de ferramentas gráficas. Assim é o Portal de Indicadores Municipais, lançado nesta quinta-feira (5/1) pelo governo estadual para auxiliar o acesso da população em geral a informações em nível municipal no Estado. Ao todo, o portal contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.
A elaboração do portal foi coordenada no governo pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela construção da página. Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021, abrangem todos os municípios do Estado e serão atualizados anualmente pela equipe da Divisão de Dados e Indicadores do DEE.
Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações do Censo 2022 que forem divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Portal de Indicadores Municipais é uma ferramenta viva, que precisa ser adaptada de acordo com a relevância das informações disponibilizadas nas fontes primárias. Os dados do Censo são de extrema importância para os municípios realizarem planejamento, acompanhamento ou mesmo avaliações de suas políticas públicas”, ressalta o pesquisador do DEE e coordenador do projeto de implantação do portal, Fernando Cruz.
Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21