Reduzir a burocracia e ter o foco no que realmente o estado do Rio Grande do Sul precisa foram apontadas como soluções urgentes para retomada do crescimento da economia, em evento que reuniu empresários e líderes de entidades empresariais gaúchas. O evento, realizado no Hotel Plaza São Rafael, ao meio dia desta terça-feira (06/12), teve como convidado o secretário estadual de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco.
– O modelo que temos tido nos últimos anos é muito mais punitivo ao desenvolvimento do que de incentivo. Se tínhamos um estado que há cinquenta anos era referência em saúde, educação e qualidade de vida, hoje isso não existe mais. Estamos hoje pagando esse preço – disse.
O executivo estadual pautou temas estratégicos que incluem: saúde; cadeias e sistemas agroindustriais; aeroespacial e defesa; tecnologias sociais; energia e transportes e logística e mobilidade urbana. Entre as iniciativas uma das apostas é o programa Rede Simples que permite abertura, fechamento e alterações em empresas, pelo meio digital. A ideia é, ao final de 2016, atender mais de 80 municípios tornando mais ágil os processos na Junta Comercial.
O presidente da LIDE Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, manifestou apoio às medidas que estão sendo implantadas para retirar o estado da condição atual.
– Entendemos que o pacote de medidas visa estancar a calamidade que estamos vivendo. Apoiamos de forma irrestrita esse novo passo e pretendemos ser cada vez mais colaborativos para que essas ações tenham sucesso- – afirmou.
A FCDL-RS esteve representada no evento pelo seu vice-presidente, Fernando Luis Palaoro e pelo superintendente, Leonardo Neira.
O presidente do LIDE Cidadania, Cláudio Bins, apresentou a iniciativa social “Livros de mão em mão”, que tem como objetivo incentivar o aumento dos índices de leitura no país. A iniciativa é realizada em parceria com o Rotary Glória Teresópolis beneficiando acesso gratuito a livros organizados em cestos situados em locais de grande circulação de pessoas. Pontos de coletas estão funcionando nos seguintes estabelecimentos: Hospital Divina Providência, CIEE Borges de Medeiros, UGES, Associação Beneficente Ilê Mulher e Caixa Econômica federal (Agência Tersópolis). A meta é beneficiar aproximadamente cinco mil pessoas oferecendo 2.500 livros.
O LIDE é uma organização sem fins lucrativos. Possui mais de mil e oitocentas empresas filiadas correspondendo a 52% do PIB Nacional.
Fonte: PlayPress
Prefeitos da Serra buscam soluções para estradas da região
PF cumpre em Sergipe mandados contra suspeitos de fraude no INSS
Pix Automático beneficiará 60 milhões de pessoas sem cartão de crédito