Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (14/12), a nova sala multiuso da Secretaria de Comunicação (Secom), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Chamado de R1, o ambiente é equipado com tecnologia e infraestrutura para a realização de videoconferências, gravações e transmissões de alta qualidade, tendo como objetivo a transparência e a prestação de contas e de serviço ao cidadão por meio da informação.
A inauguração teve a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da secretária de Comunicação, Zete Padilha, e da ex-secretária Tânia Moreira, além de secretários de Estado e diretores de grupos de comunicação.
O governador destacou a importância da comunicação para a democracia e para a aproximação do Estado com o cidadão. “A comunicação pública é fundamental na relação com a sociedade. Prezamos pela boa comunicação e pela prestação de serviço. Com esse avanço, em termos de tecnologia, o Estado vai conseguir se comunicar de forma cada vez mais qualificada com os gaúchos, de forma direta ou por meio dos veículos de comunicação, sempre respeitando a liberdade de imprensa, que é um fato basilar da sociedade democrática”, disse Ranolfo.
Com 65 metros quadrados, a R1 fica no subsolo do Palácio Piratini, onde está instalada a Secom. Por meio do programa Avançar, o governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na qualificação do espaço – incluindo reforma e equipamentos. A sala agora conta com estrutura adequada para transmissões e gravações em alta qualidade e de forma ágil, ampliando o alcance e as possibilidades da comunicação pública na conexão com veículos de imprensa e com a sociedade.
“Representa um salto em tecnologia e modernização para a comunicação pública no Estado. Será possível realizar coletivas com qualidade de conexão e iluminação, que antes não tínhamos. A sala também oferece toda a estrutura para a realização de entrevistas e reuniões. Todos os anúncios e comunicados do Estado poderão ser realizados daqui de uma forma muito mais ágil e profissional. Além de favorecer a conexão com os veículos de comunicação e a sociedade, temos um espaço importante para a comunicação interna”, disse a secretária Zete Padilha.
O local está equipado com iluminação cênica e paredes móveis que oferecem a possibilidade de uma mudança rápida de ambiente, além de um chroma key – permite fusão de imagens. Também foi instalado um videowall com seis telas, conectado aos sistema Cisco, com câmeras e áudios integrados, permitindo a conexão em tempo real com qualquer parte do mundo, seja em reunião, curso ou entrevista coletiva com a imprensa.
“As novas tecnologias vieram para facilitar. Hoje o cidadão tem muitos recursos na mão, e é um compromisso da comunicação pública andar nessa mesma batida. Lá na ponta, o cidadão vai receber a informação pública com muito mais agilidade e qualidade, da mesma forma que recebe tantas notícias hoje em dia. A comunicação do Estado, agora, também entra neste circuito, informando e fazendo a prestação de contas para a população com mais velocidade e profissionalismo”, acrescentou a secretária Zete.
A R1 começou a ser utilizada para a realização de transmissões on-line ao vivo e videoconferências ainda em 2020, no início da pandemia de covid-19. As lives realizadas pelo então governador Eduardo Leite eram transmitidas pelo Youtube do governo do Estado e atualizavam a população em primeira mão sobre o panorama da pandemia no Rio Grande do Sul.
Ex-secretária de Comunicação, Tânia Moreira esteve à frente da pasta nesse período e participou do processo de evolução da entrega das informações sobre a pandemia para a população, sempre tendo como norte a responsabilidade, a celeridade e a transparência. Foi dentro deste contexto que o espaço da R1 ganhou relevância e se tornou fundamental na relação do governo com a sociedade gaúcha e com a imprensa da capital, do interior do Estado e de todo o país, como lembrou a ex-secretária.
“A sala realmente se tornou o cenário para muitas lives e para o atendimento à imprensa. Tivemos, ao longo desta gestão, dois governadores que entenderam e valorizaram o papel da comunicação. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia. A boa informação salva vidas e, por isso, tivemos todo o cuidado com a divulgação das informações oficiais, tanto no jornalismo como na publicidade. Foi um período de muita tensão, mas nosso trabalho foi feito com total dedicação e comprometimento com a comunicação pública”, disse Tânia Moreira.
Texto: Thamiris Mondin
Edição: Secom
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves