Objetivo é qualificar e reforçar a atuação dos agentes da área no Estado
O governo do Estado e a empresa AEL Sistemas celebraram a assinatura de protocolo de intenções na quinta-feira (31/7), no Palácio Piratini. O ato formaliza o interesse em estabelecer parceria com a empresa para a adoção de tecnologias para a segurança pública e a formação de profissionais qualificados, a partir da atuação de avançados sistemas eletrônicos militares e espaciais, com foco nos segmentos aeroespacial, defesa e segurança. A iniciativa reforça o compromisso estadual com a inovação e o fortalecimento das forças de segurança.
O governador em exercício, Gabriel Souza, destaca que o Estado tem interesse em estratégias que contribuem para um melhor desempenho das forças públicas. “O Rio Grande do Sul tem trabalhado para ser referência nacional em inovação, desenvolvimento e segurança pública. A assinatura deste protocolo com a AEL Sistemas reforça essa diretriz, ao estabelecer uma parceria estratégica em áreas como tecnologia, e capacitação profissional. É mais um passo importante para que sigamos tendo bons números na segurança”, afirma.

Inovação em segurança
O diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Roger Pozzi, falou que vê na parceria uma oportunidade de integrar inovação à segurança pública e à geração de empregos qualificados. “Todo investimento na melhoria da segurança pública está se convertendo em resultados efetivos para a sociedade, que tem melhorado cada vez mais os seus resultados, o que é fundamental para o desenvolvimento de um Estado que quer ser cada vez mais empreendedor”, disse.
O CEO da AEL, Gal Lazar, ressaltou o DNA gaúcho da empresa. “Na AEL Sistemas, temos orgulho de ser uma empresa que nasceu no Rio Grande do Sul, valoriza o talento local e leva tecnologia de ponta para o Brasil e o mundo. Nosso time é formado, em sua maioria, por profissionais formados nas universidades gaúchas — pessoas que inovam, colocam a mão na massa e desenvolvem soluções estratégicas para as Forças Armadas, contribuindo para a autonomia tecnológica e a soberania do país”, reforçou.
Articulação com a pesquisa
O diretor de Relações Institucionais da AEL, Sebastian Watenberg, destaca que a iniciativa prevê articulação com universidades e programas de pesquisa para garantir a formação de mão de obra especializada, reforçando o ecossistema de tecnologia e defesa do Rio Grande do Sul. “Entendemos que estabelecer essa parceria com o governo gaúcho, colocando à disposição o nosso portfólio de conhecimento e inovação reforça nosso ideal de oferecer tecnologia com propósito”, disse.
Também acompanharam o ato a secretária de Inovação, Ciência de Tecnologia, Simone Stülp, e o secretário-adjunto de Segurança Pública, Mário Ikeda.

Sobre a AEL
A AEL Sistemas é uma referência nacional em tecnologia de defesa, com sede em Porto Alegre e atuação estratégica nos segmentos aeroespacial, militar e de segurança. Subsidiária da israelense Elbit Systems, a empresa pretende contratar mais de 200 engenheiros em 2025, ampliando seu centro de pesquisa e desenvolvimento no Estado.
Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Anderson Machado/Secom
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento