O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, vistoriaram, nesta sexta-feira (10/1), a obra da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. O ato foi acompanhado pela prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, pelo prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, empresários, líderes regionais e pela comunidade.
Na ocasião, Costella e Vanacôr também visitaram a nova travessia de veículos do tipo “passagem molhada”, construída sobre o Rio Forqueta, nas proximidades da ponte do Exército. A estrutura, erguida pela EGR, facilita a logística na região, reduzindo o tempo de deslocamento entre os municípios.
Durante a visita, Costella explicou que as obras estão concentradas na construção dos pilares da estrutura. Atualmente, as equipes trabalham simultaneamente na construção dos dez pilares que darão sustentação aos 172 metros da nova estrutura. Ao todo, são cinco blocos de fundação com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado. “Acompanhamos de perto o andamento desta obra fundamental para o Vale do Taquari. Seguiremos trabalhando para que a ponte seja entregue à sociedade”, destacou.
Paralelamente às atividades dos pilares, o parque fabril segue com a produção das vigas e das lajes pré-moldadas. Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
Já o diretor-presidente da EGR ressaltou que, após a construção dos pilares, a empresa iniciará a montagem da treliça, que é a estrutura responsável pelo transporte e o encaixe das vigas e das peças pré-moldadas até a ponte. “Todas essas etapas são cruciais para o andamento da obra e para o cumprimento do cronograma”, disse Vanacôr.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.
Melhorias logísticas da região
Nesta semana, a EGR liberou a travessia do tipo “passagem molhada”, construída sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, nas proximidades da ponte do exército para facilitar a logística na região — auxiliando a circulação dos motoristas, permitindo a passagem dos condutores no sentido de Lajeado para Arroio do Meio.
Dessa forma, a ponte do exército está sendo utilizada exclusivamente por aqueles que trafegarem no sentido contrário, ou seja, de Arroio do Meio para Lajeado.
“Com isso, o deslocamento dos motoristas pela região será otimizado, diminuindo o tempo necessário para percorrer o trajeto entre os municípios. É importante destacar que a liberação dessa passagem não interfere no cronograma da obra da ponte”, afirmou Vanacôr.
A travessia possui 400 metros de extensão e foi construída sobre 13 galerias de concreto armado com dois metros cada, formando um conjunto de cinco metros de largura com 30 metros de comprimento. A pista de rolamento é composta por uma camada de um metro de espessura formada por blocos de rocha e o pavimento formado por sub-base de rachão e base de brita graduada. Para a segurança dos motoristas que trafegam pela passagem, o limite de velocidade foi definido a 30 km/h, sem restrição para os tipos de veículos, inicialmente.
Além disso, na quinta-feira (9/01), a EGR começou a executar uma força-tarefa de manutenção e conservação das estradas municipais que servem como desvio para que os motoristas acessem a passagem molhada e a ponte do Exército, em Lajeado e Arroio do Meio.
Em Lajeado, as equipes executam o patrolamento para corrigir irregularidades e utilização de material pétreo no pavimento, visando facilitar a passagem de veículos de carga. Os trabalhos iniciaram na quinta e terão continuidade nos próximos dias. Paralelamente, em Arroio do Meio, é realizado o serviço de tapa-buracos nos dois quilômetros da estrada municipal Linha Umbú até Forqueta Baixa.
Além disso, para minimizar os impactos e garantir maior conforto aos usuários e moradores da região, um caminhão pipa realiza a umidificação constante do trecho em obras para auxiliar na contenção da poeira.
Texto: Ascom EGR
Edição: Secom
Foto: Fabricio Santos/ Selt
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