O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), vem atuando para garantir o retorno e a manutenção de serviços considerados essenciais para a população do Vale do Taquari na área de infraestrutura – energia elétrica, telefonia e abastecimento de água.
A ação começou durante as enchentes que atingiram a região no início de setembro e foi retomada após os novos temporais que ocorreram na madrugada deste sábado (18/11). O governo mantém contato com as empresas CEEE Equatorial, CPFL, RGE Sul e Certel (energia), Aegea (abastecimento de água) e Tim, Vivo, Claro e Oi (telefonia).
“A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, por meio da criação de um grupo integrado com a Casa Civil, está trabalhando de forma concatenada e unificada junto com as empresas de energia, telefonia e água, para que o serviço seja retomado o mais rápido possível. A intenção também é alinhar a comunicação para que a falta de energia, por exemplo, não afete o abastecimento de água”, garantiu a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.
Emergência Ambiental
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também atua de forma concatenada com os demais órgãos ambientais para garantir a segurança da população que vive nas áreas de risco. A equipe da Emergência Ambiental do órgão está em alerta e recebendo informações em tempo real das hidrelétricas que ficam localizadas no curso do Rio Taquari e adjacentes. Os níveis dos rios são monitorados durante 24 horas por meio da Sala de Situação.
Texto: Vanessa Trindade/Sema
Edição: Vitor Necchi/Secom
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor