O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta terça-feira, 9, alterações e novos nomes para a composição do secretariado. Confira as mudanças:
Secretária da Educação – Raquel Teixeira
A professora Raquel Teixeira tem uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. Natural de Goiânia, é PhD em Linguística pela University of California, Berkeley, é graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação, integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás e integra o Conselho de Gestão de Educação de São Paulo. Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura e secretária de Esporte em Goiás, além de conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos. Durante a gestão como secretária de Educação, Goiás foi o único Estado que bateu todas as metas do Ideb e ficou três vezes em primeiro lugar no Ideb do Ensino Médio em sete edições. O secretário Faisal Karam assumirá como deputado estadual.
Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana
Natural de Pelotas, Viana é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara na sua cidade natal. Foi secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas no governo do então prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a saída do então chefe da pasta, Artur Lemos Júnior, que foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil.
Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios – Luiz Carlos Busato
Bacharel em Arquitetura e pós-graduado em Urbanismo, Busato já foi prefeito de Canoas, deputado federal, secretário estadual de Obras e vereador. Filiado ao PTB, tem diversos cursos de especialização nas áreas de arquitetura e engenharia e será responsável pela transformação da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios em Secretaria de Desenvolvimento Regional, tendo em visto o encaminhamento da absorção das funções da Metroplan pela administração direta e projetos de investimentos em infraestrutura dos municípios que o governo deverá anunciar em 2021.
Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles
Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017.
Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial. Até março de 2021, era o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do governo.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Divulgação
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2025
UCS participa de projeto para identificar formas de mitigar desastres climáticos