O governador Eduardo Leite visitou neste sábado os municípios afetados pelos temporais e enchentes na última semana, na Fronteira Oeste. Em Alegrete, foram mais de 3.400 pessoas atingidas, sendo que cerca de 800 moradores estão em abrigos municipais. A cidade decretou situação de emergência.
Já em Uruguaiana, outro município que efetuou o decreto, os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora e destelharam 140 casas (parcial ou totalmente), um colégio e também o Instituto Penal de Uruguaiana. Por este motivo, 166 apenados do regime semi-aberto passaram para o regime domiciliar.
O governador destacou que a Defesa Civil Estadual está focada em agilizar o processo de homologação dos decretos de emergência das prefeituras, uma etapa necessária para que recursos sejam liberados e para que os municípios possam solicitar ajuda também do governo federal.
Além disso, Leite anunciou que estarão disponíveis horas-máquina aos municípios para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas. Uma ata de registro de preços permite agilizar esse processo com empresas terceirizadas.
Até agora, 11 prefeitos da Fronteira Oeste decretaram situação de emergência.
Fonte: Central de Jornalismo com informações do Governo do RS
Foto: Itamar Aguiar
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES
Tacchini Carlos Barbosa disponibiliza 10 leitos SUS para atender pacientes de Bento Gonçalves
Federação Varejista do RS leva pauta do Dia Livre de Impostos à Assembleia Legislativa