O governador Eduardo Leite visitou neste sábado os municípios afetados pelos temporais e enchentes na última semana, na Fronteira Oeste. Em Alegrete, foram mais de 3.400 pessoas atingidas, sendo que cerca de 800 moradores estão em abrigos municipais. A cidade decretou situação de emergência.
Já em Uruguaiana, outro município que efetuou o decreto, os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora e destelharam 140 casas (parcial ou totalmente), um colégio e também o Instituto Penal de Uruguaiana. Por este motivo, 166 apenados do regime semi-aberto passaram para o regime domiciliar.
O governador destacou que a Defesa Civil Estadual está focada em agilizar o processo de homologação dos decretos de emergência das prefeituras, uma etapa necessária para que recursos sejam liberados e para que os municípios possam solicitar ajuda também do governo federal.
Além disso, Leite anunciou que estarão disponíveis horas-máquina aos municípios para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas. Uma ata de registro de preços permite agilizar esse processo com empresas terceirizadas.
Até agora, 11 prefeitos da Fronteira Oeste decretaram situação de emergência.
Fonte: Central de Jornalismo com informações do Governo do RS
Foto: Itamar Aguiar
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi
Supermercadistas reconhecem os destaques do ano com o Carrinho Agas 2024