Em reunião com a direção da ITA Airways nesta terça-feira (16/4), o governador Eduardo Leite e a comitiva gaúcha em missão oficial reforçaram à companhia o interesse do Rio Grande do Sul em viabilizar um voo direto entre o Estado e a Itália. A reunião foi realizada na sede da ITA, em Roma. Na apresentação, Leite destacou que o Rio Grande do Sul tem diversas condições que favorecem a criação dessa nova rota, como a localização geográfica, por exemplo.
“O nosso Estado pode ser, a nosso ver, um hub para essa região do Mercosul. Nós temos voos diretos do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, para Santiago do Chile e para Montevidéu, e esses dois países não têm voos diretos para a Itália a partir dessas cidades. Mostramos as ferramentas de incentivos que nós temos e é uma relação que vai se estabelecendo a partir de agora”, detalhou o governador.
Leite também ressaltou que o Rio Grande do Sul tem uma política de incentivo à aviação, com redução de impostos sobre o querosene e o maior número de voos regionais entre os estados brasileiros. O governador lembrou que em 2025 será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Estado e que há uma forte ligação cultural e identitária entre o Rio Grande do Sul e a Itália.
A partir de agora, a companhia fará as suas análises para verificar a viabilidade financeira e operacional de uma eventual rota. O governo reforçou o sucesso dos voos existentes entre Porto Alegre e Lisboa, com ocupação média de cerca de 80%, como exemplo de que há demanda para novos voos ligando o Rio Grande do Sul à Europa.
Reunião com a ASTM
Após a reunião com a ITA, o governador e a comitiva tiveram audiência com representantes da ASTM para apresentar oportunidades de novas concessões em rodovias dos blocos 1 e 2. Em seguida, a agenda de compromissos do dia será concluída com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Roma.
A missão internacional
O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Estado. Em 2024, ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.
Também integram a comitiva os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodrigues, de Comunicação, Tânia Moreira, e de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
Foto: Maurício Tonetto/Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves