A Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial nesta terça-feira (5), às 14h, na abertura do ano legislativo, para ouvir a mensagem do governador Eduardo Leite sobre a situação do Estado e os planos do governo, conforme estabelecido no inciso IX do art. 82 da Constituição Estadual. O governador terá 20 minutos para sua exposição. Concluído o pronunciamento, a sessão especial será encerrada, dando-se início a sessão ordinária, com discurso do Grande Expediente e comunicações de parlamentares.
Proposições
Não está prevista a deliberação de matérias nesta primeira sessão ordinária. A pauta das sessões deverá ser definida em reunião de líderes, o que ocorre tradicionalmente nas manhãs de terça-feira, às 11h30, na sala da presidência, sob o comando do chefe do Legislativo.
O art. 178 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa determina o arquivamento de proposições que não tenham sido votadas na legislatura anterior, com exceção dos vetos, das contas do governador e de propostas de emenda à Constituição aprovadas em primeiro turno. Estão nesta condição duas propostas de emenda à Constituição, a PEC 242 2015 e a PEC 261 2016.
Também tramitam na Casa quatro vetos encaminhados pelo governador Eduardo Leite, com prazo fatal em 2 de março de 2019 (VP 234/2010, VT 59/2015, VT 143/2017 e VT 192/2018), já aptos a serem apreciados, e projetos de iniciativa parlamentar, que ainda cumprem período de pauta.
Fonte: Assembleia Legislativa do RS
Foto: Marcelo Bertani
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS