O governador Eduardo Leite, junto a uma comitiva de secretários estaduais, deputados e a prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris, realizou na tarde desta quarta-feira (23/10) uma vistoria na obra de revitalização do Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul. A visita, que ocorreu na Rua Doutor Augusto Pestana, teve como objetivo acompanhar o progresso do projeto que promete transformar um dos principais pontos turísticos da região.
“O governo está empenhado em turbinar o turismo no Estado, e isso envolve, claro, investimentos muito relevantes na Serra gaúcha. Essa região já tem uma atividade gastronômica e turística importante, e a revitalização trará uma atração a mais para os caxienses e também para os visitantes”, detalhou o governador.
As obras, que tem repasse dos cofres estaduais de R$ 3,5 milhões, incluem melhorias em drenagem, pavimentação, iluminação pública e paisagismo, com o intuito de criar um ambiente acolhedor e seguro para moradores e turistas. O objetivo é fortalecer a Estação Férrea como um centro de convergência cultural, consolidando o local como um espaço multiuso, tanto para visitantes de outras regiões como para a comunidade local.
Importância turística e cultural
O Largo da Estação Férrea é um marco histórico e arquitetônico que remonta ao auge das ferrovias no Brasil. Sua revitalização busca não apenas preservar a memória histórica, mas fomentar o turismo em Caxias do Sul e em todo o Rio Grande do Sul. Com um projeto focado em sustentabilidade e inovação, a área será transformada em um espaço vibrante que integrará atividades culturais, de lazer e gastronômicas, além de feiras de artesanato e agroindústria local.
O espaço já é um ponto de encontro conhecido por suas feiras de rua e eventos culturais, além de estar cercado por construções históricas e áreas verdes. A revitalização amplia esse potencial, tornando-se um atrativo central para o turismo no Estado. “Este projeto é uma peça fundamental no programa Avançar no Turismo, que visa posicionar o Rio Grande do Sul como um destino turístico de destaque no Brasil”, enfatizou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
Caxias do Sul é um dos principais polos turísticos estaduais, combinando sua rica herança cultural, influenciada pela imigração italiana, com uma economia vibrante e diversificada. Conhecida por eventos emblemáticos como a Festa da Uva, a cidade atrai milhares de visitantes em busca de experiências enogastronômicas e belezas naturais. Sua localização estratégica na Serra gaúcha também proporciona fácil acesso a outras atrações da região, consolidando-a como uma importante cidade para o turismo do Estado.
Texto: Ascom Setur
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21