Um Estado de economia pujante – a quarta maior do Brasil –, inovador, com capital humano qualificado e aberto ao setor privado. A partir dessas e outras características marcantes, o governador Eduardo Leite apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul a investidores italianos nesta terça-feira (16/4), em Roma. Ao longo da manhã, Leite se reuniu na Embaixada do Brasil na Itália com representantes da Sace (agência pública de fomento), da Simest (agência privada no setor financeiro) e do Intesa Sanpaolo (banco privado).
Nas apresentações, Leite destacou a carteira de projetos do governo nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, mobilidade, segurança, lazer e em áreas sociais. Uma das principais iniciativas é a concessão de rodovias dos blocos 1 e 2, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões. O governador reforçou a adoção do free flow nas estradas concedidas como componente importante para os usuários e para os investidores.
Leite ressaltou ainda o trabalho do governo para tornar o RS um destino de investimentos em hidrogênio verde. O governador destacou, principalmente, as questões geográficas e o papel do hidrogênio verde e das energias renováveis no mapa estratégico da gestão estadual.
“As agências de fomento, de desenvolvimento e os bancos italianos têm um portfólio grande de empresas que são clientes e que buscam atuação fora da Itália. É muito importante que posicionemos o Rio Grande do Sul para que os investidores também olhem para nós”, disse Leite.
O governador também destacou que o Rio Grande do Sul é uma porta de entrada para a América do Sul e para mercados relevantes. “Existem muitos aspectos do nosso Estado que favorecem investimentos de empresas italianas, então trouxemos o nosso portfólio de investimentos em infraestrutura na área de concessões. A Itália tem empresas de infraestrutura importantes, inclusive que já têm atuação no Brasil”, acrescentou.
Além das estradas dos blocos 1 e 2, o governo vai conceder dois aeroportos regionais (Passo Fundo e Santo Ângelo). Também integram a carteira de projetos parcerias para obras em escolas, saneamento básico em municípios, construção de hospital em Viamão, ativos imobiliários, transporte metropolitano, reforma e gestão do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), loterias e para o Jardim Botânico de Porto Alegre.
À tarde (horário de Roma), entre outros compromissos, a comitiva se reunirá com representantes da ITA Airways para avançar na negociação em torno de um voo direto entre o Rio Grande do Sul e a Itália.
A missão internacional
O objetivo da missão é apresentar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.
Também integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodrigues (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o diretor do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves