Em 2020, o músico Giovani Stormovski iniciou seu projeto cultural intitulado Kosmópolis envolveu ações como lançamento e distribuição gratuita do álbum de mesmo nome, apresentações em praças e oficina de instrumentos musicais com sucata em quatro escolas. Agora, o músico encerra essa jornada com o recital que ocorre no dia 3 de novembro, às 19h, na Fundação Casa das Artes.
Desde 17 de outubro, Giovani está realizando apresentações como na Via Del Vino, Praça Achyles Mincarone e Praça das Rosas, no intuito de integrar os espaços públicos à cultura. “A música é uma linguagem universal que, independentemente de gênero, consegue verbalizar sensações, sentimentos e ideias. E dessa linguagem que percorre meu caminho, surgiu o álbum e o projeto Kosmópolis, que fazem um convite para transcender a divisão geopolítica e cultural através de canções instrumentais.”, afirma Giovani.
O álbum Kosmópolis
Composto por nove músicas instrumentais, sendo duas interpretações das obras do compositor espanhol, Francisco Tárrega, e quatro de autoria própria de Sztormovski, sendo uma de viola caipira, o álbum evoca “uma mescla de culturas próximas e longínquas. As composições e interpretações autorais presentes no CD são o resultado da união de anos de estudos técnicos, referências musicais, improvisações no violão, viagens para outras regiões do Brasil, contato com pessoas de etnias, costumes e ideias diversas”, ressalta o músico.
Desta forma, e habitando o conceito de ser cosmopolita, músico e obra possuem uma alma itinerante. Diversas vezes, Giovani esteve na Via Del Vino mostrando sua arte, sua maestria. Desta caminhada, que também é Trabalho de Conclusão de Curso em Música Popular na UFRGS, resulta uma polifonia de sons, de contatos com outras culturas e costumes de cada local que se apresentou, expressa numa dinâmica viva e mútua de diversidade.
Oficina de instrumentos de sucata em escolas
Como contrapartida social, Giovani ministrou uma oficina de iniciação rítmica e musical para mais de 70 crianças de 6 a 13 anos em quatro escolas públicas. Em duas aulas, foram abordadas noções básicas de nomenclatura e ritmos simples e os alunos criaram instrumentos musicais de sucata para estudar os ritmos aprendidos.
Com a oficina, Giovani pretende iniciar e incentivar o estudo musical, tanto por parte da escola quanto dos alunos, integrando esse conhecimento às aulas que já são ministradas, pois essa é uma prática que desperta novas habilidades e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na atenção e na concentração, além de promover a valorização da cultura.
As turmas que receberam a oficina foram o 1º ano da Escola Municipal Agostino Brun, 5º ano da Escola Estadual Irmão Egídio Fabris e da Escola Municipal Profª Vânia Medeiros Mincarone e 7º ano da Escola Municipal Santa Helena.
Serviço
O que: show Kosmópolis, com Giovani Stormovski e banda
Quando: 03 de novembro
Horário: 19h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Ingresso: Entrada gratuita com a doação de 1kg de alimento não perecível
*Obrigatório uso de máscara e apresentação de comprovante vacinal contra a Covid-19.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SECULT
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor