Contrato com a Bioenergia Holding foi firmado com a prefeitura do município, que doou terreno onde ficará sediada empresa
Garibaldi terá um incremento de arrecadação de ICMS e ISS com a instalação de usina que transformará resíduos sólidos em energia e em madeira biossintética. O contrato para a implantação da fábrica e a prestação do serviço foi firmado recentemente entre a administração municipal e a Bioenergia Holding. O prefeito também sancionou lei que autoriza a doação de terreno para a construção do empreendimento. Pela legislação, a empresa terá um prazo de 24 meses para construção da usina, a contar da licença ambiental – em tramitação, mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos antes do previsto e a usina entre em operação no próximo ano.
O investimento na construção do prédio ficará a cargo da empresa. A prefeitura poderá colaborar com máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura no local. Segundo o prefeito Sérgio Chesini, a maioria dos funcionários da usina deverão ser de Garibaldi. “Estamos promovendo mais um movimento para qualificar a vida dos garibaldenses. Com essa usina, além de mão de obra do município, teremos a qualificação de um serviço crucial para o bem-estar da cidade: o lixo sendo transformado em energia e em madeira biossintética. É qualidade de vida para a nossa população e consciência com o meio ambiente”, disse o prefeito. Na primeira etapa, estão previstos 21 empregos diretos, chegando a um total de 54 postos de trabalho com o pleno funcionamento da fábrica.
A empresa receberá o lixo do município – resíduos sólidos urbanos, industriais e agrossilvopastoris — e, a partir disso, produzirá energia elétrica limpa e madeira biossintética. O processo parte da decomposição desses resíduos, que se transformam em biogás, o qual pode ser utilizado ou convertido em eletricidade.
A Bioenergia Holding Ltda
A Bioenergia é uma fusão de três empresas — Rio Limpo B7 Bioenergia Ltda, Sonova Importação e Exportação Ltda, AG7 Global Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda), que tem o objetivo de contribuir com as cidades oferecendo uma solução correta e sustentável para a destinação dos resíduos e transformando em geração de energia e em madeira biossintética.
Fonte: Agência Critério
Fotos: Bruno Milan
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro