A pandemia do coronavírus manteve crianças e adolescentes longe das salas de aula. Mas a Administração Municipal de Garibaldi não parou seus investimentos na educação e seguiu realizando intervenções nas escolas, deixando a infraestrutura cada vez melhor e pronta para o retorno das aulas presenciais.
Durante as comemorações do aniversário de 120 anos do município, foram realizadas visitas às instituições de ensino, com o objetivo de acompanhar o andamento das obras. As melhorias vão desde reformas estruturais, até novos equipamentos e materiais adquiridos, como móveis, equipamentos e brinquedos, totalizando investimento de cerca de R$ 1,8 milhão.
A primeira visita foi no dia 9 de outubro, a EMEF Valentin Tramontina. Para ampliar o tempo de permanência das crianças no ambiente escolar e contribuir para o seu desenvolvimento integral, o educandário foi o pioneiro em Garibaldi a adotar atividades complementares no turno inverso às aulas. Neste ano, a escola comemora seus 20 anos e durante as festividades de aniversário do município, recebeu uma homenagem pela passagem da data.
Em 2020 são seis anos da implantação dessas atividades, que hoje somam 15 oficinas: canto e coral, informática, orientação à leitura e escrita, atividades esportivas, acompanhamento escolar, inglês, percussão, violão, danças, artes, teatro, recreação, xadrez e jogos pedagógicos e meio ambiente.
As melhorias estão em fase final na EMEF Barão do Rio Branco, incluindo a construção de refeitório, reforma do pátio com cercamento, remodelação da quadra, pintura e reparos no telhado.
A EMEF Attílio Tosin foi visitada no dia 14, onde foi instalada uma escada externa como rota de fuga do segundo andar, além de rampas de acessibilidade. Apenas em adaptações para Alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), mais de R$ 340 mil foram investidos. Ainda foi realizada visita na obra de ampliação de mais duas salas de aula nessa escola.
A EMEF Nossa Senhora da Glória passou a contar com refeitório, além de reformas realizadas na cozinha e área de serviço, com aquisição de móveis, substituição do piso do corredor, impermeabilização das paredes e troca do forro interno do pavilhão, que ainda teve o telhado substituído. As melhorias foram acompanhadas no último dia 16.
As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) também estão recebendo melhorias. Na quarta-feira, dia 21, uma comitiva esteve visitando a EMEI Semeando o Futuro, localizada no bairro Fenachamp, que está sendo ampliada, ganhando mais três salas de aula, banheiro e depósito, para atender mais 50 novas vagas.
Na quinta-feira, foi a vez de acompanhar as obras na EMEI Espaço Aprender, localizada no bairro Bela Vista I, onde foi realizada pintura interna e externa e ainda houve readequação e aquisição de móveis para padaria.
Ainda na quinta-feira, foram conhecidas as reformas na EMEI Criança Esperança, que teve substituição do piso externo, rampas de acessibilidade, troca da cerca e construção de muro, adaptação de uma nova sala de aula, construção da brinquedoteca, pintura interna e externa, e construção de solário para bebês, com acesso do berçário.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de Garibaldi
Foto: Ana Biondo
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday