Garibaldi inicia desassoreamento do arroio Marrecão

Garibaldi deu início, nesta terça-feira (1º), às ações de desassoreamento do Arroio Marrecão. A iniciativa integra o programa estadual Desassorear RS e contempla o projeto apresentado pelo Executivo municipal ainda em 2024, com foco na prevenção de alagamentos e na estabilização de áreas afetadas.
No ano passado, com o decreto de Situação de Emergência, Garibaldi elaborou e cadastrou um projeto específico que prevê o desassoreamento, a dragagem de cursos d’água e a estabilização dos taludes em cinco pontos da Rua Alencar Araripe — área por onde passa o arroio Marrecão e seus afluentes. O investimento total será de R$ 354.200,25, com recursos custeados pelo Estado.
“Os trechos identificados sofrem com um assoreamento expressivo, o que tem alterado o curso natural do arroio. Por isso, a execução do desassoreamento é urgente para prevenirmos impactos ambientais mais severos, bem como alagamentos na área”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa.
O anúncio oficial da inclusão de Garibaldi no programa foi feito pelo Governo do Estado em janeiro, quando foram divulgados os 154 municípios contemplados pela iniciativa. O Desassorear RS tem como objetivo minimizar os impactos causados por cheias, enchentes e alagamentos por meio da limpeza e desobstrução de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em todo o Rio Grande do Sul.
Foto: Márcio Schinoff
Fonte: Assessoria do Município
error: Conteúdo Protegido