A Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, de Garibaldi, está em festa no mês de abril. No dia 1º, a Escola completou 70 anos de história na comunidade. Ela foi fundada em 1951 por um grupo de pais. Estes dedicaram-se ao máximo para a manutenção da instituição, visto que não havia escolas públicas nas proximidades. O terreno foi doado pela Congregação das Irmãs de São José.
A Escola era de madeira, coberta de telhas, bancos simples, duas salas de aula e um pátio com laranjeiras. Os alunos usavam uniformes azuis e brancos. Iniciou as atividades escolares com 24 alunos nas séries iniciais (1ª a 4ª série). O nome da Escola é em homenagem à Irmã Glória, que era uma professora muito querida por todos. Em 1966, devido ao número crescente de alunos, foi construída a Escola atual, passando a ser municipal em 1971.
Em 1985, com a iniciativa do CPM da Escola, foi construído um pavilhão com o objetivo de proporcionar lazer aos alunos, porém, o número de educandos continuou crescendo de maneira acelerada e, em 1989, fez-se necessário usar este pavilhão como salas de aula. Atualmente, a Escola está sob a direção de Jane Benini, vice-diretora Luciane Girotto Lava e supervisão de Cassiana Zandavalli Cattani.
A diretora Jane Benini destaca que a Escola evoluiu muito com o passar do tempo, “foram anos de muito trabalho, dedicação e empenho por parte de todos que passaram na Escola e construíram esses 70 anos de história. É uma alegria fazer parte deste momento glorioso”.
“Considero a Escola Nossa Senhora da Glória minha segunda casa. Lá, eu lecionei por quatro anos. Nesses 70 anos de história, a instituição cumpriu a sua função de educar, mas mais do que isso, de agregar, de levar a comunidade e pais para participarem da vida escolar dos filhos. Um local profissional, mas ao mesmo tempo afetivo. Tenho a Escola Nossa Senhora da Glória no meu coração”, afirma a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.
A Escola conta atualmente com 295 alunos, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano, nos turnos da manhã e tarde. A maioria dos alunos residem nos bairros dos arredores da Escola e alguns são provenientes de comunidades da zona rural. Além disso, conta com duas turmas de Educação Infantil Multisseriadas com salas em Escolas Estaduais (cessão de uso), que não contemplam mais a Educação Infantil. A Escola possui uma sala de Recursos Multifuncional que atende alunos com laudo e também Deficientes Visuais, com deficiências múltiplas, pessoas cegas e de baixa visão, oriundos de nossa Escola e de outras escolas da comunidade. Os alunos são atendidos por 19 professores, uma secretária, uma cozinheira, duas atendentes e um zelador.
Foto: Bruno Milan
Fonte: Marina Teles/Assessoria de Comunicação Social
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES