Com o objetivo de combater a alcoolemia no trânsito, Garibaldi é o mais novo município a aderir à Balada Segura. O convênio com o DetranRS foi oficializado nessa quarta-feira (14), com a publicação no Diário Oficial do Estado. O município da Serra é o 34º do Rio Grande do Sul a implantar o programa.
A Balada Segura se caracteriza pelas blitze focadas no consumo de álcool por motoristas. O diferencial é que todos os abordados devem passar pelo teste do etilômetro, a exemplo das operações lei seca. A abordagem cidadã e o desenvolvimento de ações educativas também são marcas do programa.
Nos próximos dias, os agentes de trânsito municipais passam por treinamentos com servidores do DetranRS, tratando de tópicos da legislação relacionada a álcool e direção, técnicas de abordagem, manuseio do etilômetro. Também serão entregues os materiais e equipamentos para executar as blitze – tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros.
Resultados
O programa, que completou sete anos em fevereiro, vem gerando resultados nos municípios onde atua. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, onde a Balada Segura está há mais tempo e atua mais fortemente em blitze diárias (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.
Fonte: Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado