O Município aparece no ranking ISLU 2021, do Sistema Nacional de Limpeza Urbana, que destaca 20 cidades do Rio Grande do Sul
Em um município turístico, a limpeza urbana reflete na beleza dos principais cartões postais, mas principalmente na qualidade de vida de seus moradores. Quem visita Garibaldi — seja para conferir a programação do Natal Borbulhante, seja para conhecer os atrativos da Capital Brasileira do Espumante — percebe esse diferencial. Além de serviços para descarte correto de resíduos, a Prefeitura tem apostado em parcerias que ampliam a conscientização. O trabalho para destinar o lixo de forma adequada ocorre na área central e no interior, com diálogo e ações.
Esse esforço de toda a comunidade foi recentemente reconhecido pelo ranking realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). O Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU 2021) traz Garibaldi como a 2ª melhor cidade gaúcha em sustentabilidade e limpeza urbana. O Rio Grande do Sul aparece como o 3º melhor Estado em gestão do lixo no Brasil. “Os garibaldenses são exemplo e podem se orgulhar deste destaque, que só comprova a importância de destinar corretamente os resíduos. Isso também ajuda na qualidade de vida e na saúde da população”, avalia a prefeita Márcia Pedersetti.
Conscientização e reciclagem
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disponibiliza ecopontos para a separação adequada dos resíduos. “Os recicláveis são destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi. Por isso, é fundamental que a população nos ajude, fazendo a sua parte na hora de separar o lixo seco dos orgânicos, pois isso reflete no potencial de reaproveitamento desses materiais. O ranking é um estímulo para seguir em frente nesta conscientização”, destaca o secretário da pasta, Anderson Dalla Rosa.
Os ecopontos estão disponíveis no Ginásio Municipal de Esportes e podem ser ampliados para outros locais do município, contemplando também o recolhimento de resíduos eletrônicos. Já lâmpadas e pilhas (logística reversa) têm destino específico. A Prefeitura também disponibiliza um contêiner de volumosos, em formato itinerante, para itens grandes e secos, como sofás, camas e armários.
Para mais informações sobre descarte correto de resíduos, acesse http://www.garibaldi.rs.gov.br/pagina/coleta-de-residuos
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura
(RM)
IDOSO É ATROPELADO POR MOTO NO COHAB, EM BENTO GONÇALVES
MORADORA DE BENTO GONÇALVES FICA COM LESÕES EM ACIDENTE NA BR 158, EM SANTA MARIA
Novo programa permite que empresas destinem parte do ICMS para o Hospital Tacchini