A volta às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin foi diferente neste semestre, teve comemoração em honra aos 30 anos do educandário. Uma cerimônia reuniu autoridades, professores e alunos para celebrar. Os alunos receberam um cupcacke, para festejar.
Atualmente a escola conta com 470 alunos distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, 39 professores, 13 funcionários, que levam adiante com alegria e orgulho essa caminhada na formação de cidadãos garibaldenses.
O slogan escolhido para comemorar os 30 anos da escola é: “Attílio Tosin, 30 anos de Educação, ensinando com o coração”, da aluna Milene Accadrolli, do 8º ano. A direção da escola está a cargo de Ivete Benini, Daiane Beluzzo é a vice diretora da manhã, Viviane Foppa Rabaioli vice diretora do turno da tarde, Aline Zanotto vice diretora da noite e Tatiana Lazzari na supervisão.
A secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, enfatizou a afetividade no ambiente escolar, agradeceu e parabenizou todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história dos 30 anos da Escola Attílio Tosin.
O prefeito Antonio Cettolin, ressaltou a importância da escola na comunidade e parabenizou todos os envolvidos no processo educacional.
Na ocasião também foram homenageadas a professora Lucimara Maccali por celebrar 30 anos no educandário e a aluna Milene Acadrolli autora do slogan da comemoração. O ex-aluno Misael Dutra recepcionou os convidamos com sua música e entoou o hino da escola.
Saiba mais
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin surgiu da necessidade de espaço físico para acomodar a demanda de educação do Bairro São Francisco e arredores. A única escola do bairro se tornara pequena, e não suficiente para as necessidades da comunidade, que reivindicou uma escola que atendesse os educandos e que eles pudessem concluir o Ensino Fundamental no bairro.
Diante de tal situação, a diretora da EMEF Madre Justina Inês, atual secretária de Educação, Simone Chies, convocou uma reunião para encontrar uma alternativa que resolvesse esta necessidade.
A Prefeitura de Garibaldi adquiriu o terreno de Aroldo Cláudio Tosin, cujo o pai, Attílio Tosin foi homenageado com o nome da nova escola. Em 02 de janeiro de 1990 foi fundada a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Attílio Tosin. Foram atendidos neste ano, 105 alunos distribuídos em 8 turmas da Pré-Escola a 4ª série, nos turnos da manhã e tarde, em salas isoladas, distribuídas em quatro pontos diferentes do Bairro São Francisco.
Em 1998 o Conselho de Educação aprovou o Projeto AJA-Alfabetização de Jovens e Adultos, hoje EJA-Educação de Jovens e Adultos. O município de Garibaldi foi o pioneiro na implantação deste projeto, sendo a EMEF Attílio Tosin a única escola do município, desde então, a oferecer aulas, à noite, para jovens e adultos.
A partir do segundo semestre de 2017, a Escola Attílio Tosin também acolheu, com muito carinho, os alunos do SIGA. No ano de 2000, devido a comemoração de 10 anos da escola, foi criado o hino da escola, por um grupo de aluno da EJA. Em 2006, a Banda Marcial Attílio Tosin inicia suas atividades, que continuam até hoje.
Nossa história é marcada por aprendizados e ensino, amor e dedicação, justiça e injustiças, esperanças, reflexão, ação e muito trabalho. A história de uma escola que acredita na educação, no ser humano, na recuperação dos valores, por hora esquecidos pela sociedade. Uma história que é motivo de orgulho para todos os professores, funcionários, estudantes e famílias que fazem parte da Comunidade Escolar Attílio Tosin.
Passaram pela direção da escola as professoras: Maura Baldissera, Carmem Giacobbo, Jane Benini e Vera Lúcia Casagrande.
Fonte e fotos: Munucípio de Garibaldi
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro