A EMEF Attílio Tosin passa a ter monitoria de servidores reservistas de corporações militares
Garibaldi está entre os municípios gaúchos que aderiram ao Projeto Estadual de Escolas Cívico-Militares. Através de lei municipal sancionada em fevereiro deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin passa a integrar a iniciativa.
A cerimônia de adesão e início dos trabalhos de monitoria dos reservistas aposentados da Brigada Militar ocorreu nesta sexta-feira, 1º de julho.
Estava presente na solenidade, entre outras autoridades, o Deputado Estadual Luciano Lorenzine Zucco, autor e incentivador do Projeto Escolas Cívico-Militares a nível Estadual.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
A EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin passa a receber dois servidores reservistas da corporação militar estadual, Primeiro Tenente João Carlos da Silva dos Santos e Segundo Sargento Jarbas Macedo Pinto, que atuarão como monitores cívico-militares, contribuindo para o aprimoramento da cidadania dos alunos, o controle da ordem dos educandos, garantindo a ética e a postura dos mesmos perante colegas, professores e comunidade escolar. “Não haverá intervenção pedagógica, apenas uma remodelagem de conduta”, esclarece a secretária municipal de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.
Decisão da comunidade escolar
A comunidade escolar da agora EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin foi às urnas no dia 1º de junho de 2021 para decidir sobre a instalação do programa. Entre pais, responsáveis e professores, 115 dos 140 votantes que compareceram ao pleito foram favoráveis à adesão, representando 82,14% (Destaca-se que estes números são referentes aos alunos matriculados na escola na época da votação).
Garibaldi foi um dos municípios gaúchos selecionados para o programa, após manifestação de interesse por parte da administração municipal. “É um programa de excelência, que agrega muito à nossa comunidade escolar com valores cívicos e morais. Queremos um ensino de qualidade e essa será sempre a base do nosso trabalho”, acrescenta Chesini.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Bruno Milan
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro