Os integrantes do Gabinete de Crise Climática (GCC), instituído pelo governo do Estado por meio do Decreto 57.323/2023, participaram da primeira reunião de alinhamento na última sexta-feira, dia 22, na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ação integra as estratégias do ProClima2050. Estiveram presentes a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, e representantes das secretarias designadas para atuarem na coordenação dos eixos.
O encontro teve como objetivo revisitar o decreto que instituiu o gabinete e consolidar a coordenação dos seis comitês vinculados a três eixos: Prevenção, Mitigação, Preparação; Resposta; e Restabelecimento e Recuperação. Cada comitê contará com grupos de trabalho (GTs) que têm objetivos específicos.
Na ocasião, foram apresentadas ações emergenciais recentes em resposta aos desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul e iniciativas que estão em andamento, como a busca por melhoria do sistema de monitoramento e alertas e treinamento de equipes.
Para a próxima reunião, marcada para a segunda quinzena de janeiro, a ideia é que as informações sejam organizadas em uma plataforma especializada e que outras secretarias, que não atuam dentro dos eixos, sejam demandadas para integrar as ações.
O Gabinete de Crise Climática é mais uma iniciativa do governo estadual, com atuação transversal e integração de diferentes órgãos, que tem o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática.
Coordenação dos comitês
- Comitê de Adaptação e Resiliência – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
- Comitê de Monitoramento e Alertas – Casa Militar
- Comitê de Socorro – Casa Militar e Secretaria da Segurança Pública
- Comitê de Assistência Humanitária – Secretaria de Desenvolvimento Social
- Comitê de Restabelecimento e Reconstrução – Gabinete do Vice-Governador
- Comitê de Recuperação – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
Texto: Ascom Sema
Edição: Secom
Foto: Joyce Heurich/Ascom Sema
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves