A pesquisa foi realizada pela assistente de Atividades Culturais da instituição, Sabrina De Lima Gressele. A Sala de Exposições foi decorada com uma rede esportiva e a mostra traz diversos elementos que contam por meio de fotos, jornais, camisetas dos times, taças e vídeos, a paixão e o sentimento comunitário do futebol amador do município.
A museóloga Deise Formolo salienta que a pesquisa vai de encontro de como este fenômeno social se faz presente na história do município.
“O recorte de 1990 a 2010 representa o auge do futebol amador, demonstrando como essa expressão coletiva projetou as comunidades, mostrando um fortalecimento dos laços de identidade dos grupos sociais. E o Museu do Imigrante reconhece que o esporte é uma atividade cultural que precisa ser resgatada, registrada e documentada”.
O Secretário de Cultura, Evandro Soares, ressaltou que a importância do trabalho técnico realizado pelo Museu.
“A exposição traz um panorama de um eixo esportivo que Bento Gonçalves tem uma história vibrante, mas que foi pouco pesquisada. O futebol amador é um símbolo da comunidade seja ela do interior ou da zona urbana. O nosso muito obrigado a todos que nos cederam o empréstimo de objetos e ao empenho e dedicação da equipe do Museu do Imigrante de retratar momentos tão significativos deste esporte que movimentou e continua movimentando as comunidades”.
No período retratado, diversos times disputavam os campeonatos como 8 da Graciema, Flamengo, Rosário (Pinto Bandeira e Faria Lemos), Cruzeirinho, Canarinho, Tuiuty, Inter (Eulália e Leopoldina), Barracão, São João e Estrela.
Serviço
O que: abertura da exposição “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”
Período de visitação: 19 de maio a 19 de julho
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Podcast “Porão do Museu” – Episódio 10 – “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”
Quando: 20 de maio
Horário: 13h30
Local: Principais plataformas de áudio
A edição conta com extratos das entrevistas produzidas durante o processo de pesquisa com Mauro Morandi, Flávio Greselle, Edegar Cordeiro, Erceli Goin, Eder Antônio Alves, dentre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Museu do Imigrante
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2025
UCS participa de projeto para identificar formas de mitigar desastres climáticos