A partir do dia 26 de outubro, a comunidade de Bento Gonçalves pode conhecer a mais nova exposição sediada na Fundação Casa das Artes. De caráter coletivo, “Tudo Papel” traz 24 artistas plásticos de sete estados do Brasil como Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
As Artes Plásticas ou Visuais têm diversas formas de se expressar. Nesta jornada da criação, o artista tem um leque de materiais para trabalhar, para dar “vida” a sua obra. E a nova exposição evidencia a importância do papel para a sua história. Material milenar, o papel pode receber variadas técnicas como acrílica, aquarela, desenho, fine art, impressão digital, óleo e mista. Essas estão presentes na exposição.
“Muitas vezes o trabalho sobre papel se torna um grande desafio para o artista, pois é composto por fibras e espessas gramaturas, além de ser um material orgânico e sustentável que não agride o meio ambiente e enriquece os trabalhos artísticos com beleza. De fácil manejo, para muitos é prazeroso aplicar suas inspirações através de pinceladas, rascunhos, tingidas ou prensadas com uma infinidade de cores e formas”, ressalta o curador Fábio Prado.
Ainda ele destaca sobre a reunião dos artistas dentro do mesmo tema.
“São artistas de um talento ímpar. Cada um tem a sua expressão e tem um domínio em sua representação artística. Alguns, são já consagrados e são profissionais em outros campos de atuação artística. Ainda, temos o surgimento de notáveis jovens artistas que estão nessa coletiva, pensando em dar a oportunidade para estes que estão começando”.
“Tudo Papel” tem como artista convidado Anaurelino Corrêa de Barros Neto, gaúcho, grande artista dinâmico, versátil com um grande conhecimento em todos os campos da arte. E homenageado o mineiro Nonatto Coelho que começou sua trajetória artística em 1982 quando foi selecionado para o V Salão Nacional de Arte da FUNARTE e no MAM do Rio de Janeiro.
Em 1987, Nonatto Coelho introduz a Arte do Graffite (Street Art) em Goiás, e em 1988, ao lado do colega Edney Antunes, funda o grupo de Graffiteiro “Pincel Atômico”, e realizam a 1.º Exposição de Graffite em circuito comercial de Arte daquele estado. Em 1990, com o prêmio de viagem à Paris da Bienal de Arte de Goiás, Nonatto Coelho vai para a Europa e reside por mais de uma década entre a Grécia, Israel e Egito, retornando em 2003. Individualmente, Nonatto Coelho já realizou exposições no Brasil, Grécia, Israel e Itália. Atualmente, vive e trabalha em Inhumas (GO).
Exposição coletiva “Tudo Papel”
A exposição coletiva “Tudo Papel” é composta por nomes como Alessandra Teles, Ana Coutinho, Cintia Abravanel, Diego Barros, Di Magalhães, Fábio Prado, Fernando Ekman, Fernando Simon, Helena Vasconcelos, Helenilce Gusmão, Ivanor Florêncio, Jabim Nunes, Jesus Cheregati, Julia Pasquali, M. Francisca S. B., Malu Perlingeiro, Mariella Morrone, Osmar Carboni, Pedro Mendes da Rocha, Regina Hornung, Rose Aguiar, Vanessa Fidélis.
Homenageado: Nonatto Coelho
Convidado: Anaurelino Corrêa de Barros Neto
Curadoria: Fábio Prado
Coordenação: Gustavo Martes, Jabim Nunes
A exposição coletiva “Tudo Papel” é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Fundação Casa das Artes e conta com o apoio de Árvore Coleções, Attos Galeria de Arte, Online Viewing Rooms e Moinho Brasil Papéis.
Serviço
Vernissage da exposição coletiva “Tudo Papel”
Quando: 25 de outubro
Horário: 20h
Período de visitação: de 26 de outubro a 25 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Card: Divulgação/Fundação Casa das Artes
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23