Até 17 de novembro, a Fundação Casa das Artes e o Museu do Imigrante recebem a exposição fotográfica “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis. Baseada na convivência de 8 anos entre os dois, o projeto nasceu em 2008 quando Christidis começou a visitar Vherá Poty em sua aldeia a fim de ensiná-lo a fotografar.
Poty se mostrou um fotógrafo talentoso e então passou a ensinar Danilo a como perceber sua cultura, costumes e formas de pensar o mundo, revelando aspectos da intimidade, visão cosmológica e a beleza particular do modo de vida mbýa-guarani, do amanher ao anoitecer. Os anos de registros fotográficos vão além das curiosidades sobre a tribo. São um documento de um patrimônio histórico material e imaterial, que também resultou no livro, lançado em 2015, de mesmo nome da exposição, sendo a primeira publicação fotográfica com co-autoria indígena no Brasil.
Integrando essa exposição, no dia 14 de novembro, quinta-feira, das 14h às 16h, vai ter uma palestra para professores no Dall’Onder Grande Hotel sobre a “Linguagem Guarani: estudo da língua a partir da cultura e da cosmovisão mbýa guarani, tratando da linguagem como modo de permanência e de transformação”. Apenas 10 vagas gratuitas serão disponibilizadas. Na ocasião também serão abordados os caminhos de escrita e de oralidade e sentidos da palavra, do sujeito e do coletivo na linguagem guarani.
A abertura oficial da exposição ocorre no dia 14 de novembro, às 16h, na Fundação Casa das Artes. A exposição “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis é uma realização da Secretaria de Cultura em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sistema Fecomércio – RS/Sesc e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes e Museu do Imigrante.
Serviço
O que: exposição “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis
Período de visitação: 1º a 17 de novembro
Onde: No Salão Orlikowski da Fundação Casa das Artes, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 22h
No Museu do Imigrante, de terça-feira a sábado, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Entrada gratuita
Fonte: Cultura Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves