Fundação Casa das Artes e o Museu do Imigrante recebem a exposição fotográfica

Até 17 de novembro, a Fundação Casa das Artes e o Museu do Imigrante recebem a exposição fotográfica “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis. Baseada na convivência de 8 anos entre os dois, o projeto nasceu em 2008 quando Christidis começou a visitar Vherá Poty em sua aldeia a fim de ensiná-lo a fotografar.

Poty se mostrou um fotógrafo talentoso e então passou a ensinar Danilo a como perceber sua cultura, costumes e formas de pensar o mundo, revelando aspectos da intimidade, visão cosmológica e a beleza particular do modo de vida mbýa-guarani, do amanher ao anoitecer. Os anos de registros fotográficos vão além das curiosidades sobre a tribo. São um documento de um patrimônio histórico material e imaterial, que também resultou no livro, lançado em 2015, de mesmo nome da exposição, sendo a primeira publicação fotográfica com co-autoria indígena no Brasil.

Integrando essa exposição, no dia 14 de novembro, quinta-feira, das 14h às 16h, vai ter uma palestra para professores no Dall’Onder Grande Hotel sobre a “Linguagem Guarani: estudo da língua a partir da cultura e da cosmovisão mbýa guarani, tratando da linguagem como modo de permanência e de transformação”. Apenas 10 vagas gratuitas serão disponibilizadas. Na ocasião também serão abordados os caminhos de escrita e de oralidade e sentidos da palavra, do sujeito e do coletivo na linguagem guarani.

A abertura oficial da exposição ocorre no dia 14 de novembro, às 16h, na Fundação Casa das Artes. A exposição “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis é uma realização da Secretaria de Cultura em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sistema Fecomércio – RS/Sesc e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes e Museu do Imigrante.

Serviço

O que: exposição “Os Guarani-Mbýa”, de Vherá Poty e Danilo Christidis

Período de visitação: 1º a 17 de novembro

Onde: No Salão Orlikowski da Fundação Casa das Artes, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 22h

No Museu do Imigrante, de terça-feira a sábado, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Entrada gratuita

 

Fonte: Cultura Bento

error: Conteúdo Protegido