Ministros de países do Cone Sul e representantes de estados brasileiros reuniram-se nesta quarta-feira (16), em Brasília, para debater alternativas de enfrentamento aos crimes praticados nas regiões de fronteira. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, teve a participação do vice-governador José Paulo Cairoli pelo Rio Grande do Sul e contou com a presença do presidente Michel Temer.
Segundo Cairoli, o foco da reunião foi a busca de propostas para combater a criminalidade nas zonas fronteiriças por onde passam as principais rotas de contrabando de armas e tráfico de drogas. “É fundamental adotarmos medidas para promover o desenvolvimento dessas regiões, assoladas pelo contrabando e pelo tráfico”, afirmou.
O presidente Michel Temer falou na abertura e ressaltou que os dias atuais assistem ao avanço dos crimes transnacionais. Segundo ele, quem pratica esses crimes “não conhece limites, atua sem constrangimento e tira proveito da porosidade das fronteiras nacionais”.
O encontro foi uma iniciativa dos ministros da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes; da Defesa, Raul Jungman; do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen; e das Relações Exteriores, José Serra. Além dos representantes dos estados, foram convidados os ministros responsáveis pelo tema na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Fonte: Piratini
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Deputado Pasin intermedia audiência no DNIT e acompanha projetos para a BR-470